Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM revela que 57,8% das prefeituras de Santa Catarina vão quitar o décimo terceiro salário do funcionalismo em parcela única. Os dados indicam também que 99,6% dos municípios catarinenses estão em dia com o salário dos servidores.
Brasil
A Confederação Nacional de Municípios – CNM, realizou uma pesquisa com cerca de 81,5% dos municípios brasileiros sobre o pagamento do 13º salário aos mais de cinco milhões e quatrocentos mil servidores que hoje integram o quadro municipal.
De acordo com informações do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski o pagamento do 13º salário aos funcionários municipais irá representar uma injeção adicional de recursos na economia de R$ 9,3 bilhões neste e no próximo mês, em todo o país. "Esse montante irá ajudar no aquecimento da economia brasileira neste final de ano", afirma.
A legislação faculta o pagamento do 13º em uma ou duas parcelas. Em 2003, cerca de 50,8% (2.825) das prefeituras optavam pelo pagamento em parcela única e, como podemos observar na tabela abaixo, essa proporção vêm aumentando, sendo que na pesquisa deste ano 59,5% (3.308) optaram pelo pagamento em parcela única.
Os municípios que optarem pelo pagamento em parcela única têm até o dia 20 de dezembro para fazê-lo. Neste ano, dos que fizeram esta opção, 15,1% (842) já pagaram seus servidores, 83,3% (4.631) optaram pelo pagamento no dia 20/12, enquanto que 1,6% (91) declaram que terão dificuldades em honrar este compromisso. Este porcentual é menor que o de 2010 e acompanha a tendência de queda dos últimos anos.
Tabulação
Desde 2003, a Confederação Nacional de Municípios faz uma pesquisa junto às prefeituras municipais de todo o país para diagnosticar a situação dos municípios brasileiros em relação à previsão de pagamento do 13º salário dos servidores municipais.
Metodologia
A pesquisa é feita por manifestação espontânea. Neste ano de 2011, foram consultados 81,5% dos municípios brasileiros (4.536 cidades).
Procedimento:
a) Disponibilização de diferentes canais para o recebimento da informação: Foram aceitas respostas por fax, e-mail, por correspondência e pela Internet, no sítio da Confederação Nacional de Municípios – www.cnm.org.br.
b) Equipe de suporte da CNM: Assessoria Técnica e o Setor de Pesquisas da CNM foram disponibilizado para o suporte ao preenchimento dos formulários.
c) Contato telefônico nas regiões com menor índice de respostas: os municípios que não responderam ao questionário ou as regiões com baixo número de respostas foram contatados por telefone para a obtenção dos dados.
Para evitar desvio de dados entre estados com maior ou menor quantidade de municípios, optou-se pela não definição de uma amostra estatística com um porcentual de municípios de cada estado.
O estudo apresenta o cenário real dos municípios pesquisados até o dia 25 de novembro de 2011.
Como se trata de um levantamento de dados por manifestação espontânea, a CNM continua recebendo diariamente novas informações dos municípios brasileiros.
Coordenação:
Área de Estudos Técnicos e Setor de Pesquisas da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Período de coleta das informações:
Entre os dias 02 de novembro e 25 de novembro de 2011.
Fonte: CNM