Encontro avalia o trabalho do CRAS na região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Amesc, por intermédio da sua Assistente Social, Daiane de Carvalho Teixeira reuniu na tarde de sexta-feira, 09 de dezembro, nas dependências do CRAS em Araranguá as Assistentes Sociais da região ligadas direta ou indiretamente ao trabalhos realizados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos 15 municípios. Em pauta, apresentação das atividades do CRAS e CREAS de Araranguá, avaliação das atividades desenvolvidas em 2011, planejamento prévio para 2012 e repasse de informações importantes. Na região, o CREAS existe atualmente em Araranguá e Sombrio.

 

O último encontro do ano foi acompanhado pelo Presidente da Amesc, Mariano Mazzuco Neto, Prefeito de Araranguá, o qual parabenizou às profissionais pelo trabalho que realizam com as famílias e indivíduos na sua comunidade, visando orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar. O CRAS está ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e é responsável pela articulação da rede no território de abrangência, tendo por referência as necessidades demandadas das famílias.

 

O CRAS, implantado nos 15 municípios da AMESC, desenvolve de maneira gratuita os serviços preventivos de acolhimento ao cidadão, encaminhamentos diversos, solicitação de documentos/certidões, atendimento de benefícios eventuais e o Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), que representa um conjunto de ações continuadas desenvolvidas nos CRAS. Ainda acontecem as oficinas de convivência e de trabalho socioeducativos para famílias, seus membros e ações de capacitação e de inserção produtiva.

 

Durante o encontro foi possível se encantar com as apresentações das crianças que frequentam as oficinas de violão e percussão e também de karate, que conta com mais de 30 inscritos. As oficinas são oferecidas gratuitamente pelo CRAS com duração de três meses, divididas em turmas matutinas e vespertinas. Em Araranguá o CRAS oferece ainda oficinas de bijuteria, patchwork, manicure e pedicure, reciclagem de materiais, fuxico, crochê, pintura em tela, tricô, customização, capoeira, dança e yoga. O objetivo é formar o caráter das crianças.