Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A segunda reunião do corpo técnico do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul, e outros projetos afins que visam o desenvolvimento turístico e rural Regional, foi realizada na quinta-feira (23) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Araranguá e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense) no auditório da SDR, com a participação de representantes dos órgãos governamentais dos 19 Municípios (15 de Santa Catarina e 4 do Rio Grande do Sul) que compõem a Unidade candidata ao reconhecimento da Rede Global de Geoparks sob os auspícios da UNESCO.

O objetivo do encontro técnico do grupo era levantar os marcos de referência, situando a condição atual da Região, verificar quais as metas e definir as ações que precisam ser deflagradas para que a Região possa se candidatar como Geoparque neste ano de 2012, já que a UNESCO abre a candidatura anualmente, entre os meses de outubro e dezembro. “Temos um diferencial, que são as belezas naturais ímpares. Nossos 15 Municípios, juntamente com as cidades gaúchas de Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Mampituba e Torres, formam uma bela Região. O sonho de nos tornarmos um Geoparque já é antigo. Agora, juntos, precisamos nos organizar para receber com qualidade o nosso turista. Faremos o possível para nos candidatarmos ainda este ano”, disse o secretário do Desenvolvimento Regional, Heriberto Afonso Schmidt.

Segundo as coordenadoras do Projeto, Sung Chen Lin (SDR Araranguá) e Cristiane Tonetto Biléssimo (AMESC), mais reuniões com os demais segmentos serão realizadas nos próximos dias, entre eles órgãos não-governamentais, sociedade civil organizada, educadores da rede pública de ensino e corpo científico. Nesta sexta-feira (24) um novo encontro na SDR Araranguá, a partir das 13 horas, reunirá o corpo científico do Projeto. “Este é um processo participativo, que envolve 19 Municípios de dois Estados, por isso, precisamos discutir amplamente e elaborar um Plano de Ação Integrado”, disseram.
Para o presidente da AMESC, Prefeito de Ermo Marcos Leone de Oliveira, a candidatura é possível com determinação e persistência. “A AMESC e SDR estão sendo parceiras em mais este projeto importante e acredito que temos grandes chances de sermos reconhecidos pela UNESCO”, enfatizou.

A reunião contou com a colaboração da geóloga Flávia Fernanda de Lima, Secretária Executiva do Geoparque Araripe, localizado no Ceará, o único do Brasil. Ela irá compor a comissão de coordenação, prestando consultoria à Região, e deverá retornar ao Extremo-Sul a cada bimestre. “Vocês possuem um potencial turístico fenomenal, uma Região bem estrutura e o respaldo do Poder Público, elementos essenciais para almejar o selo”.

Também participaram do encontro o Prefeito de Praia Grande, Valcir Darós; o diretor geral da SDR Araranguá, Agenor Biava; o chefe das Unidades de Conservação dos Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral, Deonir Zimmermann; o gerente Regional da Epagri, Clódis Odacyr Ramos de Brito; Secretários de Turismo e responsáveis pelo setor dos 19 Municípios. 

Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá

Publicado por I5 Comunicação Ímpar