Corpo científico integra Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mais uma discussão para elaboração de um Plano de Ação Integrado referente ao encaminhamento da candidatura da Região junto à Rede Global de Geoparks/UNESCO do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul, ocorreu na tarde da sexta-feira (24) no auditório da SDR Araranguá.


Depois do segundo encontro técnico que reuniu representantes do Turismo das 19 Prefeituras que compõem a Unidade do Geoparque, ocorreu uma reunião com o Corpo Científico – pesquisadores das instituições de ensino superior como o IFSC, a UFSC, entre outras.

Dentre as contribuições que o corpo científico pode dar ao projeto estão: realização de cursos de capacitação e fornecimento de certificação aos guias, condutores turísticos e professores da rede de ensino básica; na produção de material impresso, visual e virtual no que se refere a roteiro e conteúdo; levantamento e captação de pesquisas científicas na Região; formas de envolver e trabalhar a educação ambiental (formal, informal e difusa); identificação de ruínas e formação de museus; dentre outros.

A reunião foi conduzida pelas coordenadoras do Projeto, Sung Chen Lin (SDR) e Cristiane Tonetto Biléssimo (AMESC), com colaboração da secretária executiva do Geoparque Araripe (Ceará), Flávia de Lima, e participação do secretário Regional Heriberto Afonso Schmidt e do diretor geral Agenor Biava.
O Projeto Geoparque visa promover o desenvolvimento Regional por meio do Turismo, com foco na geoconservação e fortalecimento da história e cultura locais. Sendo assim, a Região prepara-se para almejar o selo de reconhecimento da UNESCO e o ingresso na Rede Global de Geoparques, o que dará grande visibilidade nacional e internacional para a Região e o Estado.

 “A idéia do Projeto é antiga, e com todas estas ações que estão sendo realizadas, esperamos apresentar nossa candidatura ainda este ano. Caso consigamos o reconhecimento, os 15 Municípios do Extremo-Sul catarinense e 4 Municípios do Rio Grande do Sul serão amplamente beneficiados em diversos aspectos”, concluiu o secretário Regional.

Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá

Publicado por I5 Comunicação Ímpar