Uma reunião preparatória para a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada na tarde desta terça-feira (06) no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, reunindo assistentes sociais e demais pessoas ligadas à efetivação da Política dos Direitos das Crianças e Adolescentes dos 15 Municípios de abrangência da SDR.
A Comissão organizadora, liderada pela AMESC (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense) e a Gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR definiu que a Conferência Regional acontecerá no próximo dia 21 de março, no Parque Ecológico de Maracajá, às 8h30min.
Assistente social da AMESC, Daiane de Carvalho Teixeira e a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR Araranguá, Dione Helena Ramos Cesa, explicam que os participantes da conferência regional serão divididos em cinco eixos estratégicos – 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
As gestoras falam do objetivo da conferência. “Através de palestras e trabalhos em grupo, iremos conferir o que está acontecendo e o que falta ser cumprido nos nossos Municípios em termos de efetivação da Política dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Com nossas propostas esperamos contribuir para implementação e monitoramento da política Nacional e do Plano que prevê ações para o setor para os próximos 10 anos”.
As propostas serão levadas para a 9ª Conferência Estadual, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de abril, em Florianópolis, com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos municípios”.
A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente está marcada para 11 a 14 de julho de 2012 em Brasilia e debaterá a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente que passou por consulta pública ano passado e está em fase de finalização.
Fonte: Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá
Publicado por I5 Comunicação Ímpar