Contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras é objetivo do projeto Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), lançado nesta segunda-feira, 19 de março. Junto ao lançamento, iniciou-se o processo de adesão das redes de ensino, que esse ano será por meio da rede mundial de computadores – internet.
Em síntese, o OLP vai articular a formação dos profissionais de educação no concurso de redações, em que a formação ocorre em caráter permanente, já o concurso é promovido em edições bienais. Para a competição de redação é proposto um gênero literário apropriado para cada etapa da educação básica.
A Olimpíada está dividida em sete pólos:
*o primeiro reúne os Estados da região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins;
*o segundo engloba os Estados de: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
*a região Nordeste foi dividida em dois polos: Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte formam o primeiro; Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o segundo.
*o Sudeste também foi dividido em dois: um abriga só os estudantes e professores do Estado de São Paulo e o outro reúne Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, o sétimo pólo é formado pelos Estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com as orientações projeto, qualquer professor de língua portuguesa de escola pública pode participar. No entanto, adesão inicial deve ser das secretarias de Educação. Para participar, os professores devem cadastrar seus currículos na página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro.
Fonte: CNM
Publicado por I5 Comunicação Ímpar