Para fortalecer sempre mais o municipalismo catarinense e aprimorar os trabalhos de gestão pública, executivos das Associações de Municípios de todo o Estado, como Jobson Martinho da AMESC e o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Douglas Warmling, prefeito de Siderópolis, se reuniram na quarta-feira (18), no Conselho Regional de Contabilidade, em Florianópolis, para a 1ª Reunião Extraordinária do Colegiado, em 2012.
Na pauta das discussões, os seminários regionais para novos gestores eleitos em outubro deste ano, levantamento de dados referentes às prefeituras e câmaras de vereadores, através das Associações de Municípios, aspectos legais acerca das entidades municipalistas e acertos a respeito do XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, realizado numa parceria do Tribunal de Contas do Estado – TCE/SC.
O Ciclo promoverá 13 encontros em diferentes municípios durante os meses de julho e agosto. Em cada uma das datas previstas serão realizadas quatro oficinas sobre os temas: contabilidade e controle interno; licitações, contratos, obras e serviços; atos de pessoal; conselhos de direitos (Fundo da Infância e Adolescência, Conselho de Saúde e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. O objetivo é promover encontros entre o TCE/SC e os municípios para orientações e capacitações.
Na abertura da reunião, o presidente da FECAM também convocou os executivos para mobilizarem prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças locais para participarem da Pauta Municipalista para o Desenvolvimento Catarinense que entregará reivindicações municipais para representantes do Governo Federal e Estadual, no dia 04 de maio, em São José