A AMESC, por intermédio do Departamento de Turismo e Cultura, Coordenado por Cristiane Tonetto Biléssimo, planeja e organiza a região, por intermédio de um trabalho persistente e constante, para o desenvolvimento das políticas públicas nas áreas do Turismo e Cultura. A Associação é a entidade regional de referência, que vem trabalhando na busca de novos investimentos em ambas as áreas por reconhecer as necessidades e o potencial existente na região.
“Nosso objetivo está em aproximar as instituições públicas e privadas com o conhecimento de seu corpo técnico, demonstrando os anseios da população local. Entre nossas metas de trabalho está o aprimoramento da qualidade de vida dos cidadãos, a promoção do turismo sensível aos valores da cultura local e a conservação do patrimônio arquitetônico e dos ecossistemas naturais”, afirma Cristiane, que explica o foco nos projetos que possam diminuir as deficiências das duas áreas em ações de curto, médio e longo prazo.
Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. Consideram-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades.
São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros. Além disso, outros recortes como turismo cívico, religioso, místico/esotérico e étnico também são considerados segmentos específicos do Turismo Cultural, o que gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades, tanto do turista nacional quanto do estrangeiro.
Publica por i5 Comunicação Ímpar