A presidente da República, Dilma Rousseff confirmou presença na solenidade de abertura da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios nesta terça-feira, 15 de maio, às 10h30. O encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) é considerado o maior da América Latina. Este ano tem como tema: O Poder Local na construção de uma nova realidade. Os prefeitos, vice-prefeitos e agentes públicos dos 15 municípios da AMESC já estão em Brasília, quando permanecem até quinta-feira, dia 17 de maio.
No primeiro dia do encontro (15), às 9h será apresentado o Projeto Memória da CNM seguido do lançamento das publicações da entidade. Além disso, o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski entrega o prêmio para os gestores mais bem colocados no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS). A homenagem aos prefeitos que tiveram boa administração e melhor colocação no IRFS já se tornou uma tradição durante a Marcha. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o prêmio é uma forma de incentivo e reconhecimento à administração eficiente.
Ainda na terça-feira, 15, a programação conta com um Seminário nacional, que apresenta o papel dos Municípios como protagonistas no enfrentamento ao crack, às 14h. O seminário com quatro painéis, pretende abordar diversos temas como segurança pública, prevenção, acompanhamento, tratamento e reinserção social e por último a apresentação da política nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas. Para os painéis a CNM convidou especialistas e autoridades para debater o tema com os gestores municipais. A solenidade de premiação da VII Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor também deve acontecer na terça-feira.
No segundo dia do evento, 16 de maio, os trabalhos da XV Marcha no Royal Tulip Alvorada prevê uma série de reuniões. O presidente Paulo Ziulkoski vai falar sobre O Poder Local na construção de uma nova realidade e discutir temas como royalties e a pauta municipalista com os mais de 3 mil prefeitos que participarão do evento. A XV Marcha tem ainda uma programação paralela que inclui: Seminário de boas práticas para o desenvolvimento local; VII Fórum Permanente de Vereadores; III Fórum Permanente de Contadores; Fórum de Procuradores Municipais e Fórum Rio 20.
Fonte: i5 Comunicação Ímpar