Coordenação do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul reúne GT de Enfrentamento

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Dando seqüência aos encontros com os Grupos de Trabalho inseridos no processo de governança do território com vistas ao encaminhamento do Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul, a coordenação do Projeto reuniu na tarde da quarta-feira (16) o GT de Enfrentamento às Adversidades, na Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá.

Fazem parte do GT os representantes de setores como: Defesas Civis Municipais, Meio Ambiente, Assistência Social, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Ambiental e Rodoviária e CONSEGs.

As coordenadoras do Projeto, Cristiane Tonetto Biléssimo (AMESC) e Sung Chen Lin (SDR Araranguá) explicam que este foi o terceiro encontro técnico realizado com o Grupo, oportunidade em que os Municípios puderam trocar experiências sobre os eventos climáticos extremos. “Precisamos estar preparados caso ocorra algum evento climático na Região, para podermos preservar a integridade dos turistas que virão até os nossos 19 Municípios. Por isso estamos realizando uma avaliação da vulnerabilidade e elaborando um Plano de Gestão para situações emergenciais”, disseram.

O secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, lembra que o sonho de receber o título de Geoparque com o reconhecimento da UNESCO já é antigo. Ele citou também que foram realizadas inúmeras reuniões, audiências e demais encaminhamentos em busca do reconhecimento. “A Região do Extremo-Sul, junto com os 4 Municípios do Rio Grande do Sul, possui belezas naturais ímpares e sítios geológicos já identificados pelo Serviço Geológico do Brasil. Estamos nos organizando para recebermos com qualidade o nosso turista. Faremos o possível para nos candidatarmos ainda este ano”, concluiu.

Assessoria de Imprensa – SDR Araranguá

Publicado por i5 Comunicação Ímpar