A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores sobre tentativas de fraudes contra prefeituras. A entidade informa que o Banco Central não entra em contato com as prefeituras para tratar de andamento de pendências administrativas, judiciais ou solicitação de documentos.
Na semana passada, a prefeitura de Sentinela do Sul (RS) recebeu uma ligação telefônica informando que o Município tinha um prazo de uma hora para quitar uma dívida de R$ 22 mil com a Brasil Telecom, sob risco de bloqueio das contas da prefeitura.
Os autores do telefonema deram dois números de Brasília para que a prefeitura entrasse em contato, dizendo que eram da Ouvidoria do Banco Central. Assim que a prefeitura retornou a ligação, supostos funcionários informaram o número do processo e a data da dívida, repassando uma conta para depósito.
O prefeito do Município, Marcus Vinicius de Almeida, logo percebeu que era uma tentativa de fraude, pois o Município nunca gastou tanto com telefone e o número do processo informado tinha cinco dígitos a menos do que um processo federal. Além disso, apresentava incoerência entre as datas da dívida e de abertura do processo.
Veja aqui o alerta do Banco Central
Fonte: CNM
Publica por i5 Comunicação Ímpar