Fórum Regional de Turismo, Cultura e Esporte

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A solenidade de abertura do Fórum Regional do Turismo, Cultura e Esporte, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Santur, Fundação Catarinense de Cultura e Fesporte, ocorreu na noite de quarta-feira, 29, na Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá.

Os anfitriões da noite foram o secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá Heriberto Afonso Schmidt e a coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da AMESC – Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense, Cristiane Tonetto Biléssimo. Palestraram aos representantes dos 15 Municípios da Região, a Diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL) da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz; o Presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsati; o presidente da SANTUR, Valdir Rubens Walendowsly, e o gerente de projetos culturais da Fundação Catarinense de Cultura, Ivan Schmidt.

O Presidente da Fesporte apresentou o calendário deste ano de 2012, falou sobre o planejamento estratégico, programas e ações da Fundação. Ele ressaltou a importância do esporte. “Quanto mais esporte, menos problemas sociais. Por isso temos que estabelecer em conjunto com os Municípios as metas para o setor, para criarmos o Plano, que será uma grande conquista”.

O Presidente da Santur disse que o órgão de promoção do turismo no estado está caminhamos junto com a SOL na consolidação das políticas públicas. Em relação ao Turismo, ele citou que é necessário melhorar o que já temos de bom. “600 mil pessoas trabalham com turismo em Santa Catarina, a única industria que só crescerá até 2030 no mundo, já que pesquisas comprovam que as outras são cíclicas. Atraindo turistas, podemos melhorar a economia do estado e gerar mais emprego e renda”.

Já o gerente de projetos culturais da Fundação Catarinense de Cultura, Ivan Schmidt, ressaltou a importância das discussões regionais. “Levaremos daqui importantes propostas para alavancarmos projetos e ações que tenham continuidade ao longo dos anos”.

A Diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL) da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte ressaltou que os Fóruns tem como objetivo nivelar as três áreas e criar três sistemas igualitários no desenvolvimento das políticas públicas. “Com os sistemas elaborados, revisados e validados, e a consolidação de políticas integradas participativas, nossa meta é promover o desenvolvimento continuo e sustentável do turismo, cultura e esporte a longo prazo. Sem a consulta pública isto não é possível”, concluiu.

Já as discussões que irão definir as diretrizes do turismo, cultura e esporte para a Região do Extremo-Sul Catarinense ocorreram na quinta-feira, 30, com a realização dos trabalhos técnicos nas dependências das Faculdades Futurão. Os agentes e gestores dos Municípios que representam os três setores foram divididos em grupos, trabalhando por eixos, diretrizes e ações. As proposições da Região serão sistematizadas com as demais, das outras 9 Regiões do Estado, para que possam compor os Planos.