Há 33 anos contribuindo para o fortalecimento do municipalismo brasileiro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense comemorou na quarta-feira, 05 de setembro, 33 anos de história. Fundada em 1979 a entidade possui forte atuação no movimento municipalista brasileiro.  Sua principal missão é de integração administrativa, econômica e social dos Municípios que a compõe, prestando-lhes serviços, e auxilio na elaboração e implementação do planejamento regional, sendo um elo de ligação dos interesses locais, com macrorregionais.

Dentre seus objetivos destacam-se o fortalecimento da estrutura técnica e administrativa dos municípios filiados; capacitação de agentes políticos e servidores públicos; e a organização das entidades públicas, privadas, não governamentais e comunidade local, para discutirem permanentemente o processo de desenvolvimento regional.

O assessoramento técnico nas diferentes áreas de atuação governamental visa suprir as deficiências e qualificar os serviços que direta ou indiretamente são prestados à população. Por três vezes, prefeitos indicados pela Associação, ocuparam o cargo de Presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Na Marcha em Defesa do Municipalismo que acontece anualmente em Brasília, a comitiva da Amesc tem sido a mais expressiva do Brasil, contribuindo para as grandes conquistas e para o direcionamento de um novo pacto federativo.

“A AMESC é umas das principais associadas da CNM e FECAM. Seu trabalho é desempenhado com eficiência através de uma equipe qualificada que vem atender as necessidades dos 15 municípios, contribuindo com as causas regionais e mobilizações estaduais e nacionais”, destaca o prefeito de Ermo e presidente da entidade, Marcos Leone Oliveira.  Sua história foi construída ao longo dos anos, com a participação ativa de prefeitos e de seus colaboradores, comprometidos com o crescimento do extremo sul catarinense.