Reunião de planejamento de ações para Turismo Rural da região Caminho dos Canyons

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Promover a sustentabilidade e o desenvolvimento sócio-econômico da agricultura familiar através de uma nova alternativa de renda na região turística denominada Caminho dos Canyons. Com este objetivo, foi realizado na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, o quarto encontro do grupo de trabalho de fortalecimento do Turismo Rural. 

Durante o encontro, o grupo coordenado pela Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense (AMESC) e formado por diversas entidades, definiu que serão oferecidos cursos de capacitação para agricultores familiares de toda a Região, a partir de 2013. Entre os temas das capacitações estão: 1 – Conscientização e envolvimento da comunidade local, com os conteúdos: Ética e Relacionamento Interpessoal, Agricultura Familiar, Turismo e Hospitalidade, Turismo Regional, Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Processo participativo na Agricultura Familiar (Governança Local), Cultura e Patrimônio Local, Meio Ambiente e Sustentabilidade; 2 – Qualificação e estruturação dos serviços turísticos, com os conteúdos: Manipulação de alimentos (Boas Práticas de Fabricação), Alimentos e bebidas – Etiqueta à mesa (adequada ao meio rural), Gestão em Meios de Hospedagens Rurais, Noções de Guiamento e Condução (Condutor Local), Atendimento e Recepção;

 

3 – Qualificação e estruturação dos equipamentos turísticos, com os conteúdos: Infraestrutura Básica (Água, Lixo, Tratamento de Dejetos), Infraestrutura Básica (Sinalização, Meios de Comunicação), Autoabastecimento (Hortas, pomares, animais), Paisagismo, Arquitetura (Bioconstruções, energias alternativas), Decoração de Ambientes; 4 – Elaboração de produtos turísticos, com os conteúdos: Linhas de Crédito, Legislação – Turismo Rural, Noções de Planilha de Custo, Marketing/ Promoção e Comercialização; além de desenvolvimento de projetos turísticos no meio rural e visitas técnicas.   “Nosso objetivo é qualificar os agricultores para o desenvolvimento do turismo rural. Será mais uma alternativa para potencializar renda às famílias rurais da nossa Região, que possui uma riqueza muito grande, mas que precisa ser organizada inicialmente”, destaca a Coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da AMESC, Cristiane Tonetto Biléssimo.

Para o secretário Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, o Projeto Geoparque Caminhos dos Canions do Sul será beneficiado diretamente através do planejamento, que tem como foco as ações de segmentação do turismo rural na Região.  Também participaram da reunião os integrantes do grupo de planejamento de segmentação do Turismo Rural: gerente de agricultura da SDR, Moisés Tomazi; gerente Regional da Epagri, Clodis O. Ramos de Brito, a extensionista Rural social da Epagri, Aline Hahn Fernandes; o coordenador geral de extensão do Instituto Federal Catarinense, campus Sombrio, Éliton Pires; a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Catarinense, campus Sombrio, Carolina Braghirolli Stoll; a professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Catarinense, campus Sombrio, Kenia Zanella. O próximo encontro do grupo será no instituto Federal Catarinense, campus Sombrio, na próxima terça-feira, 18, às 8h30min.