Agricultores familiares iniciam qualificação com ênfase em Turismo Rural em Araranguá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Araranguá (23/07/2013)

Agricultores familiares da Região do Extremo-Sul participaram nesta terça-feira, 23, no Centro de Treinamento da Epagri, em Araranguá, da aula inaugural do curso de qualificação do Pronacampo – Programa Nacional de Educação no Campo, com ênfase em Turismo Rural. Este primeiro módulo terá ainda um encontro nesta quarta-feira, 24.

Representando os órgãos realizadores da qualificação, participaram da solenidade de abertura do curso o diretor geral da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Marcos Leone de Oliveira; o gerente Regional da Epagri, Clódis Odacyr Ramos de Brito; o diretor geral do Instituto Federal Catarinense – campus Sombrio, Carlos Antônio Krause; a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (Amesc), Cristiane Tonetto Biléssimo e a gerente de agricultura e desenvolvimento econômico e sustentável da 22ª SDR, Marizete de Oliveira.

A primeira capacitação do curso foi ministrada ainda na manhã desta terça-feira, 23, pela professora do IFC – Campus Sombrio, Carolina Braghirolli Stoll, Mestre em Turismo e Hotelaria, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

O objetivo da qualificação é promover a sustentabilidade e o desenvolvimento sócioeconômico da agricultura familiar através de uma nova alternativa de renda na região turística denominada Caminho dos Canyons. Entre os temas abordados nos encontros estão Turismo e Hospitalidade; Cultura e Patrimônio;
Meio Ambiente e Sustentabilidade; Serviços de Alimentos, de Recepção, de Hospedagem; Arquitetura; Paisagismo; Serviços de Guiamento Turístico; Marketing; Elaboração de Projetos; entre outros, além de aulas práticas e visitas técnicas.

No total, a qualificação terá 200 horas, com previsão de encerramento em 2014. Os cinco módulos de qualificação inseridos na matriz curricular são: Conscientização e envolvimento da Comunidade Rural (32h); Qualificação para a Estruturação dos Serviços Turísticos na Agricultura Familiar (32h); Qualificação para a Estruturação dos Equipamentos Turísticos na Agricultura Familiar (48h); Noções de Elaboração de Produtos Turísticos (32h) e Noções de Elaboração de Produto Turístico Direcionado (56h).

O Programa Pronacampo é uma ação do Governo Federal, com parceria da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (AMESC), Gerência Regional da Epagri de Araranguá e Instituto Federal Catarinense – IFC, campus Sombrio.

Assessoria de Imprensa – 22ª SDR/ Governo de SC
Texto e fotos: Leneza Della Krás (JP 02388)
Contato: (48) 3529.0053/ 8842.7307
Mais notícias acesse:
www.aru.sdr.sc.gov.br

— com Cris Bilessimo e Marizete de Oliveira.