CELESC responde aos pleitos da AMESC para ampliação de redes e subestações da Empresa no Extremo Sul Catarinense

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Audiência realizada na sede da Celesc em Florianópolis no dia 22 de agosto, surte efeito e   Prefeitos recebem programação de execução das obras. O Diretor Presidente da Celesc, Cleverson Siewert, acompanhado do Vice Governador, Eduardo Moreira, recebeu a comitiva liderada pelo Presidente da Amesc, Ronaldo Carlessi, integrada por Parlamentares, Prefeitos, Presidentes de Cooperativas de Eletrificação e Vereadores, para discutirem investimentos no Extremo Sul Catarinense.  

Segundo Ronaldo Carlessi, a iniciativa da Amesc possibilitou avanços para solução dos problemas. “Tivemos uma resposta positiva para nossas reivindicações, porém, ainda precisamos de outras articulações para que os pleitos sejam atendidos em sua plenitude”, afirma Carlessi.   

ACOMPANHE O RESULTADO ABAIXO:  

PLEITO DA AMESC: ALIMENTADORES EM 13,8 KV 

Na região de Sombrio – Um alimentador para Balneário Gaivota em 13,8KV, para melhorar o atendimento nas praias daquela região e evitar seguidos apagões. 

Na região de Araranguá Um alimentador ao longo do novo traçado da BR-101 para atendimento das empresas Alliance-One, CTA e outras que hoje não conseguem operar plenamente por falta de energia.  Um alimentador para Balneário Arroio do Silva em 13,8KV, para evitar seguidos cortes de energia nos Balneários Arroio do Silva e Morro dos Conventos devido ao grande consumo durante o verão. 
 

Na região de Jacinto Machado – Um alimentador em 13,8KV, pois hoje aquela região, grande produtora de arroz, é atendida por apenas um circuito que já está no limite e com falta de manutenção.   

RESPOSTA DA CELESC:

Obras de Média Tensão                 

Região de Sombrio – O alimentador SIO 05 já está concluído, com entrada prevista em operação ainda em setembro.                

Região de Araranguá – A construção do alimentador AGA-07 foi planejada em duas etapas, sendo a primeira, até a empresa Alliance One, está concluída, e em operação há dois anos. A segunda etapa está em execução. Até o momento todos os postes foram substituídos, e está sendo iniciado o lançamento dos cabos. A estimativa para conclusão da obra é de 45 dias.     

O alimentador AGA-08, que irá atender Balneário Arroio do Silva, também foi projetado em duas etapas. A primeira, até o trevo de Balneário, está em execução, tendo sido implantado todos os postes e iniciado o lançamento dos cabos cobertos. A estimativa para conclusão da obra é de 90 dias. A segunda etapa será executada por meio de licitação, modalidade de “Turn Key”, com contratação de mão de obra e materiais. No prazo de 60 dias, a Celesc pretende concluir o projeto e lançar o processo de licitação. A estimativa para execução da obra é de 120 dias, após a assinatura do contrato.                 

Região de Jacinto Machado – Em junho de 2013, a Celesc realizou manutenção no alimentador EMO 01 para melhorar a qualidade de energia fornecida à Cejama (troca de 91 cruzetas, melhoria do isolamento, retensionamento de condutores e prumagem de postes). Esse alimentador atende exclusivamente a Cooperativa de Eletrificação Rural de Jacinto Machado.  

PLEITO DA AMESC – AS LINHAS DE 69KV 

Forquilhinha, Turvo, Ermo – Linha saindo da subestação de Forquilhinha (rede básica) passando pela subestação de Turvo e chegando até a subestação de Ermo – Soares. Estes empreendimentos são de suma importância, pois possibilitaria a melhoria do atendimento de todo o extremo sul. Trata-se de um investimento essencial para o desenvolvimento e segurança energética para toda região. 

Sombrio, São João do Sul – O atendimento hoje é precário, apenas uma linha em 13,8KV partindo de Sombrio. A construção da linha de 69KV (Sombrio – São João do Sul) e uma Subestação 69KV em São João do Sul possibilitaria o desenvolvimento de toda aquela área. Hoje existem problemas de carregamento elevado, baixa tensão, racionamento e pouca confiabilidade e restrições de atendimento a novos consumidores.  

RESPOSTA DA CELESC:                 

Linha de transmissão Forquilhinha – Turvo – Ermo: Essa obra foi dividida em duas etapas: a primeira etapa (Forquilhinha – Turvo) já foi licitada e contratada, tendo inicio das obras previsto ainda para 2013 e término no primeiro semestre de 2014. Atualmente, o processo está em fase de licenciamento ambiental. A segunda etapa está em fase de elaboração de projeto para posterior licitação, com início previsto para o segundo semestre de 2014 e término no segundo semestre de 2015. 

Obras para atendimento às Cooperativas: Construção de um novo alimentador para atender a Cooperativa de Jacinto Machado, com custo estimado de R$1,5 milhão; 

Construção de uma linha de transmissão entre Sombrio e São João do Sul (22km) e um BAY na subestação de Sombrio para possibilitar a conexão de uma subestação a ser construída pela CERPRAG, com custo estimado de R$15 milhões. 

Por força da legislação regulatória da ANEEL, a Celesc está impedida de participar financeiramente na execução dessas obras. Para que a Empresa possa executar as referidas obras, é necessária a devida autorização do Governo do Estado, por meio de assinatura de retenção de crédito presumido de ICMS.  

 

Assessoria de Comunicação AMESC