Dia Mundial do Turismo – 27 de Setembro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Dia Mundial do Turismo comemorado nessa sexta-feira, 27, tem o objetivo de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse setor da economia envolve. Sendo que este ano tem como tema: Sustentabilidade – Turismo e Água: Proteger nosso futuro comum, cujas comemorações oficiais ocorrerão na República das Maldivas, no Oceano Índico.

Em mensagem por ocasião do Dia Mundial do Turismo, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que a data “destaca a responsabilidade da indústria do turismo de preservar e administrar a água com sabedoria”.

O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares. Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios oferecem, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.  

Santa Catarina está entre os destinos mais competitivos do Brasil com as suas 10 regiões turísticas. Entre essas, uma merece destaque por se tratar da Região Caminho dos Canyons, que envolve os municípios do extremo sul catarinense e está em plena ascensão.

A região é conhecida pela natureza preservada com uma política focada no desenvolvimento sustentável. Junto das outras nove regiões turísticas de SC formam os pilares da política que levou Santa Catarina a ser escolhida por cinco anos consecutivos o Melhor destino Turístico do Brasil, e apontado como modelo nacional pelo Ministério do Turismo.

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense trabalha desde 2001 nesta importante atividade, com o objetivo de planejar e coordenar o elo entre o poder público e o setor privado, unindo os gestores de turismo e cultura, trade turístico, Instância de Governança Regional.       

Umas das ações importantes é a elaboração de diversos projetos entre eles: Sinalização Turística, Paisagismo, Qualificação Profissional, Festas dos Municípios, Projetos de Infra-Estrutura que fazem parte do Plano Regional do Turismo.

Diversas capacitações estão sendo realizadas, podemos destacar o Pronacampo – Turismo Rural e Programa Nova Economia que atende 06 municípios,  e visitas técnicas realizadas ao longo destes anos nos municípios, seminários regionais, palestras, elaboração do calendário de eventos regional e entre outras ações que fazem parte do Plano Estratégico para o desenvolvimento turístico regional.

Segundo a Coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da AMESC, Cristiane Tonetto Biléssimo, o Extremo Sul está despertando para o turismo. “Ao longo destes anos buscamos trabalhar para mostrar que nossa região tem potencial turístico em condições de consolidar um destino de qualidade. Continuaremos desenvolvendo esta atividade por acreditarmos nas pessoas que aqui vivem, queremos gerar economia e fonte de renda, qualidade de vida, elevando nosso IDH, mostrando o nosso melhor. Queremos despertar na comunidade local a vontade de conhecer e valorizar as belezas e as opções de lazer que a região Caminho dos Canyons oferece”, salienta.

O Geoparque é outro ponto positivo da região, cujo sua consolidação, incentivará a cultura, economia e a preservação ambiental, por meio do Geoturismo, de modo que a região tenha um desenvolvimento sustentável. O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional – SDR Araranguá e AMESC, em parceria com os municípios que compõem a área do projeto, para a candidatura deste território ao titulo de Geoparque conferido pela Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network-GGN0), sob os auspícios da UNESCO.

A Amesc por intermédio do Departamento de Turismo agradece aos parceiros: Prefeitos Municipais, Colegiado de Turismo e Cultura, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Epagri, Instituto Federal Catarinense, Guias e Condutores, Trade Turístico, SEBRAE, SENAC, Instância de Governança Caminho dos Canyons, MTUR, SOL, SANTUR e de uma forma especial à imprensa regional.  

O Turismo em números

(Fonte: Ministério do Turismo)

O turismo mundial apresentou, no primeiro semestre deste ano, crescimento de 5% nas chegadas de turistas internacionais, superior aos 4% projetados pela Organização Mundial do Turismo (OMT).  O número representa um acréscimo de 25 milhões aos 494 milhões de turistas internacionais que viajaram pelo mundo no mesmo período do ano passado. Os países emergentes, confirmando uma das tendências dos últimos anos, apresentaram crescimento superior ao das economias avançadas: 6% contra 4%.  

O turismo brasileiro segue a tendência, com impacto positivo na economia do país. No segundo trimestre de 2013, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo/FGV, o faturamento médio das empresas do setor cresceu 4,8%. Já o PIB do setor de serviços registrou variação de 2,4% no mesmo período.

O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo – OMT, Taleb Rifai, conclamou as pessoas que trabalham no setor de turismo a se juntar à campanha do Dia Mundial do Turismo “na busca de soluções inovadoras para garantir o acesso sustentável aos recursos hídricos em todo o mundo”. 

 

Assessoria de Comunicação AMESC