A implantação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) foi assunto debatido na reunião da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – AMESC realizada no dia 21 de novembro, em Araranguá. O Suasa é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios, estados, através de adesão.
Produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional. Esse sistema de inspeção sanitária permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro. Impulsiona a geração de postos de trabalhos e de renda entre as famílias envolvidas no processo produtivo.
Para participar, os municípios precisam primeiramente se consorciar para após solicitar à adesão para operacionalização do sistema, junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA. Nesta linha, a intenção dos Prefeitos é de transformar o Consórcio Intermunicipal do Extremo Sul Catarinense (Conexsul), que inicialmente foi criado para atuar nos problemas ambientais existentes em torno da Lagoa de Sombrio, em consórcio multifinalitário.
A Amesc seria a entidade guarda-chuva do consórcio que teria uma abrangência territorial maior e poderia atuar em vários programas para atender as necessidades dos municípios, inclusive, na Segurança Alimentar, Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local. Para prosseguir com os estudos, foram nomeados para compor comissão, os Prefeitos de Ermo, Aldoir Cadorin; Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho e; o Vice-Prefeito de Sombrio, Valmir Daminelli.
Assessoria de Comunicação AMESC