Presidente da AMESC assina termo de cooperação para elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Na manhã de terça-feira, 1º, o Presidente da Amesc, Evandro Scaini acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schimidt, participou em Florianópolis do ato de assinatura do termo de cooperação para elaboração dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos.

O evento aconteceu nas dependências do Teatro Governador Pedro Ivo – Centro Administrativo e contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) e Presidentes de Associações de Municípios.

Os recursos para realização de tais planos são provenientes da SDS, repassados para as Associações de Municípios, por meio de convênio com as SDR. O valor inicialmente destinado é na ordem de R$ 4.970.010,00 para a composição dos planos de 126 municípios interessados, de 12 Associações de Municípios do Estado, que apresentaram os requisitos necessários. Esta ação beneficiará cerca de dois milhões de catarinenses.

No Extremo Sul Catarinense serão beneficiados os municípios de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo. Os municípios de Sombrio e Jacinto Machado estão com os planos finalizados e Araranguá está elaborando com recursos do Governo Federal.

A Amesc realizou uma chamada pública, onde a melhor proposta foi da Empresa Ambiativa Consultoria Ambiental, no valor de R$162.999,34. O processo vem sendo conduzido pelo Comitê Gestor Regional, composto por representantes da Associação e dos municípios.

Para o Presidente da Amesc a formação do Comitê visa garantir que os resultados atendam as expectativas. “Nós queremos que os planos apresentem a realidade dos resíduos sólidos na região, e que os mesmos apontem alternativas para soluções consorciadas ou individuais, trazendo o melhor benefício ambiental possível”, enfatiza Scaini.   

Os trabalhos iniciaram no mês de março, ocasião em que foi assinado o contrato com a Empresa. No dia 16 de abril, será realizada em Araranguá uma palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, capacitação para os Membros do Comitê Gestor Regional, Comitês Diretores Locais e Grupos de Sustentação.

O Plano será desenvolvido em etapas, sendo que a primeira delas é o desenvolvimento de um website para divulgação dos trabalhos. A empresa fará ainda o diagnóstico de resíduos sólidos, aspectos gerais do planejamento das ações, planejamento das ações do PMGIRS e implantação do Plano.

O secretário Regional de Araranguá destaca a importância da elaboração do Plano. “Será um importante documento que descreve a coleta, transporte, tratamento e destino dos resíduos sólidos, o que significará uma proteção ao meio ambiente e à própria saúde”, disse Schmidt.

 

Assessoria de Comunicação AMESC

 

Foto: Assessoria de Comunicação Balneário Arroio do Silva

Bianca Goulart – JP/SC 04551

(48) 9123-6800