Amesc apresenta dados preocupantes da produção agropecuária

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

Prefeitos que participaram na sexta-feira (06) da reunião itinerante da Amesc em Santa Rosa do Sul saíram preocupados com a situação do movimento agropecuário regional, pois observaram a demonstração da inversão da expressividade de algumas atividades agropecuárias.

 

No ano de 2007, o fumo era o principal produto agropecuário da região, com participação de 38,99% no movimento agropecuário, seguido do arroz com 38,48% e da produção de ovos e frangos com 22,53%.  Em 2013, verificou-se uma profunda alteração, onde a produção de ovos e frangos assumiu o 1º lugar com 39,03%, seguido do arroz com 30,16% e fumo com 17,57%.

 

Para o Coordenador do Movimento Econômico da Amesc, Moacir Mario Rovaris, a queda da produção de fumo é preocupante porque 16,5% do movimento econômico de Araranguá está concentrado numa única empresa fumageira. “Analisando o cenário, onde o movimento agropecuário não é mais preponderante, conclui-se que se faz urgente à instalação de novas indústrias para reverter a decadência e tornar a região mais participativa na distribuição do bolo tributário estadual”, destaca Rovaris.   

 

        AssCom Amesc