A postura comprometida dos municípios da região Caminho dos Canyons para impulsionar o desenvolvimento integrado do turismo foi destaque na reunião itinerante e visita técnica do Conselho Estadual de Turismo, realizadas neste fim de semana. A abertura do evento, na sexta-feira (29), em Balneário Arroio do Silva, contou com a presença dos prefeitos da maioria dos 15 municípios da região e de todos os secretários e diretores de turismo das prefeituras.
De acordo com o prefeito anfitrião e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Evandro Scaini, até setembro serão elaborados os Planos Municipais de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que vão orientar o crescimento do setor em curto, médio e longo prazo. “Estamos apostando no crescimento regionalizado e trabalhando juntos. Imagino que seremos a primeira região a ter os planos implementados em todos os municípios”, frisou.
Outra ação que está sendo desenvolvida sob a coordenação da Amesc, e foi apresentada aos conselheiros, foi material promocional de divulgação dos atrativos da região turística Caminho dos Canyons, com informações sobre eventos, serviços de hospedagem, restaurantes e mapas turísticos de cada município e da região. A Amesc e os prefeitos também aproveitaram a presença dos conselheiros para entregar reivindicações e tratar das demandas individuais e coletivas, a exemplo da retomada do projeto Geoparque.
Visitas técnicas
As visitas técnicas organizadas pela coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, aconteceram no sábado e no domingo. Em Praia Grande, o grupo visitou a diferenciada iniciativa do Refúgio Ecológico Pedra Afiada, onde o turista tem o privilégio de desfrutar de exuberante natureza e participar de diversas atividades. A parada para o almoço foi no pitoresco restaurante A Casa do Sabor, cuja construção foi feita com reaproveitamento de materiais, como o uso de garrafas de vidro para garantir luminosidade interna, entre outras ideias sustentáveis.
Em Sombrio o grupo teve a oportunidade de conhecer a propriedade rural da família Ana e Luiz Da Boit, na comunidade Morro do Cipó, que participa de um projeto de fortalecimento do turismo rural. Ainda em Sombrio, os Conselheiros foram recepcionados com apresentação dos grupos de dança Ágape e Açor Sul Catarinense, trabalhos realizados por meio do Ponto de Cultura, na Casa da Cultura.
Em Araranguá o grupo visitou o Complexo Turístico Morro dos Conventos, localizado no alto de um rochedo homônimo, um dos cartões postais da região. O hotel, com arquitetura de traços portugueses, dispõe de estrutura para eventos sociais e de negócios. Também neste município está instalado o Caverá Country Park, maior parque aquático de Santa Catarina, que recebe cerca de 500 mil visitantes por ano.
Para encerrar a programação, o grupo foi conhecer o Parque Ecológico Maracajá, situado às margens da BR 101, em Maracajá. Em 112 hectares de área, estão preservadas diversas espécies da fauna e flora, como os macacos-prego já acostumados com a presença humana.
Reunião produtiva
Na avaliação do presidente do Conselho, Ivan Cascaes, as atividades foram muito produtivas. “As reuniões itinerantes têm por missão estreitar o diálogo com os governos municipais e as organizações envolvidas e comprometidas com o desenvolvimento do turismo. O que vimos e ouvimos no Caminho dos Canyons foi muito positivo e animador, com destaque para o empenho dos gestores públicos para implantar os Planos Municipais de Turismo até setembro deste ano. É um passo muito significativo para esta região turística e que conta com a parceria fundamental da Amesc”, afirma.
A diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL) da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Rosângela V. de Castro, que também integrou a comitiva, acrescenta que a aproximação com os municípios é muito importante para que cada vez mais as políticas de Estado estejam adequadas à realidade. “Foi muito gratificante conhecer um pouco mais da região e ver o trabalho que está sendo desenvolvido de forma integrada para impulsionar o turismo”, conclui.