A elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos contratados pela Associação dos Municípios do Extremo Sul (AMESC) por meio de recursos advindos do convênio celebrado com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá (SDR/Araranguá) e articulados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), segue a pleno vapor.
Os trabalhos iniciaram no mês de março, ocasião em que foi assinado o contrato com a Empresa Ambiativa Consultoria Ambiental. O Plano beneficia os municípios de Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo.
Atualmente está sendo realizada a determinação gravimétrica dos resíduos sólidos de cada município. A determinação gravimétrica é uma etapa fundamental, pois indica a composição dos resíduos, auxiliando na definição de possíveis tecnologias de tratamento e contribuindo para a elaboração da etapa subsequente dos Planos, que é a definição de estratégias de gestão consorciada dos Municípios.
Além disso, os dados de caracterização quali-quantitativos permitem ao gestor identificar a quantidade e a tipologia de cada resíduo, escolher as melhores formas de tratamento, sendo de essencial importância para o dimensionamento físico de um sistema de tratamento eficiente, resultando em uma gestão qualificada (SCHNEIDER et al, 2011).
Ao final da atividade em campo de caracterização gravimétrica, os resultados serão sistematizados e apresentados ao Comitê Gestor, formado por representantes dos municípios envolvidos e AMESC.
AssCom Amesc