O novo presidente da Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense, Amesc, prefeito do município de Jacinto Machado, Antonio João de Fáveri (PT), assumiu o comando da entidade em solenidade realizada na sede da entidade, na noite de sexta-feira, 20 de fevereiro.
Nova Diretoria
De Fáveri, terá como companheiros de diretoria os prefeitos de Timbé do Sul, Eclair Coelho (PMDB), como vice-presidente, Aldoir Cadorin (PSD), de Ermo, (2º vice-presidente), Juarez Godinho Scheffer (DEM), de Passo de Torres (1º secretário), e Ronaldo Pereira da Silva (PP), de Balneário Gaivota, (2º secretário),que foi representado no ato pela vice-prefeita em exercício Terrimar Pereira (PSD). No Conselho Fiscal foram empossados como efetivos, os prefeitos Ronaldo Carlessi (PMDB) de Turvo, Nelson Cardoso de Oliveira (PSD) de Santa Rosa do Sul, Valdionir Rocha (PSD) de Morro Grande, Wagner da Rosa (PMDB) de Maracajá e Sandro Roberto Maciel (PT) de Araranguá. Como conselheiros suplentes tomaram posse os prefeitos de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSD), Valcir Darós (PMDB) de Praia Grande, João Hélio Rubens (PMDB) de São João do Sul e Jonnei Zanette (PP) de Meleiro.
Prefeitos demonstram preocupação com evasão de divisas e guerra fiscal
Em solenidade que contou com expressiva participação de lideranças regionais e estaduais, como o secretário do Desenvolvimento Regional, Ademir da Silva, deputados Rodrigo Minotto (PDT) e José Milton Scheffer( PP), representantes dos deputados federal Pedro Uczai (PT) e Jorge Boeira (PP), diretores da Federação Catarinense dos Municípios, Fecam e Caixa Econômica Federal, imprensa, os prefeitos demonstraram suas preocupações quanto a evasão de recursos do ICMS que acabam indo para outras regiões do estado e do país, com empresas do seguimento da produção transferindo a receita para suas filiais. “Temos uma produção de arroz equivalente a duas fábricas da BMW aqui no extremo-sul e precisamos do apoio do Estado para equalizar esse problema”, disse o prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi (PMDB), solicitando o apoio do deputado José Milton, neste sentido.
Mandato será focado em três eixos
Após a prestação de contas do exercício 2014 e discurso de despedida do prefeito Evandro Scaini, o novo presidente da Amesc, Antonio João de Fáveri, destacou que seu mandato que será concluído em março de 2016, vai priorizar, entre outras ações e lutas; o fomento ao desenvolvimento regional e melhoria da infra-estrutura, reivindicações nas esferas estadual e federal, conclamando a todos para participar das marchas à Florianópolis (18 a 20 de março) e à Brasília (maio) e a capacitação dos técnicos das prefeituras para aumentar as receitas próprias dos municípios. “Não podemos ficar só na dependência dos repasses dos governos estadual e federal. É nos momentos de crise que os gestores encontram a solução e novas idéias. Diante das adversidades só existem três alternativas: enfrentar, combater e vencer”, concluiu o novo presidente da Amesc. Após o cerimonial foi servido jantar aos prefeitos e convidados no restaurante Quality Grill de Araranguá.
Fotos: Jorge Pimentel