You are currently viewing SOL realiza oficina de atualização do Mapa Turístico na região Caminho dos Canyons

SOL realiza oficina de atualização do Mapa Turístico na região Caminho dos Canyons

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Amesc recebeu nesta manhã, 14 de março a Diretoria de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte para a realização da Oficina Regional com os gestores de turismo dos municípios que fazem parte da região Caminho dos Canyons.

O intuito da oficina foi de atualizar o mapa da região e apresentar as sugestões de mudança do Ministério do Turismo. Também foram apresentados os critérios para a categorização dos municípios, que consiste na classificação das cidades conforme a infraestrutura turística existente. Técnicos do Sistema Cadastur também estiveram presentes, esclarecendo dúvidas sobre o cadastro.

A atualização do mapa turístico de Santa Catarina é muito importante já que alguns municípios entendem que suas características combinam mais com outras regiões devido à sua geografia, cultura e história", explica a diretora de Políticas Integradas do Lazer, Juliana Matos.

Para a Coordenadora de Turismo da Amesc e interlocutora regional do programa, Cristiane Biléssimo, "a atualização do mapa turístico da região é de suma importância, pois 06 municípios que estavam fora do mapa, poderão aderir, devido o trabalho que foi realizado nos últimos anos, cumprindo os critérios exigidos, é a lição de casa que está sendo feita", destaca, Cristiane.

Para o Presidente da Amesc e Prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette, "os interlocutores municipais do Programa de Regionalização do Turismo são essenciais na articulação dos municípios para que Santa Catarina atenda as diretrizes da regionalização, e a participação dos governos municipais é fundamental na atualização, a Amesc faz a interlocução através do seu Departamento de Turismo, e este trabalho destaca a organização da região", declara, Zanette.

Entenda os critérios do novo Mapa de Regionalização:

A Portaria nº 144, de agosto de 2015 estabelece a categorização dos municípios pertencentes às regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. Ela traz quatro variáveis para medir o desempenho econômico do turismo municipal (número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais). Os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

Atual recorte e categorização dos municípios Catarinenses.

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. "Além da orientação em relação ao desenvolvimento das políticas, é também o Mapa do Turismo que orientará a distribuição de recursos federais e consequentemente dos estaduais. Essa é a oportunidade dos municípios que não aparecem na versão de 2013 inserir-se no

mapa, é também o momento de reordenamento de municípios e regiões turísticas de modo a contemplar as especificidades culturais, geográficas e econômicas enquanto regiões turísticas.