Francis Leny|de Araranguá
O frigorífico Tramonto, de Morro Grande, está a um passo de iniciar as exportações de frango. A permissão para exportar, que inclui uma lista geral de 23 países, deve sair no próximo mês. Com a autorização, a produção diária de abate deve subir de 16 mil para 55 mil frangos. O crescimento, três vezes maior, irá gerar 650 empregos diretos e 750 indiretos.
Para iniciar a exportação, o frigorífico espera somente a auditoria de técnicos do Ministério da Agricultura. Conforme o diretor presidente da Tramonto, Geovane de Godoi, no dia 26 de abril, a empresa recebeu a instalação do Serviço de Inspeção Federal (SIF). "Realizamos todos os procedimento exigidos para a instalação do SIF. Desde o dia 26 de abril contamos com uma médica ve- terinária e mais dois agentes de inspeção que acompanham todos os processos do abate do frango. Os profissionais foram disponibilizados pela prefeitura municipal em acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura", explica o diretor presidente do frigorífico.
Entre os principais destinos estão países asiáticos como o Japão, China e, uma pequena parte, para Indonésia. Mesmo com o início das exportações, uma boa parte da produção será direcionada para o mercado interno. "Vamos exportar para diversos países, mas o aumento da produtividade no abate inclui a fatia do mercado interno", lembra Godoi.
Produção vai crescer
Com as vendas externas, o abate chegará a 55 mil frangos diários. Em conseqüência disso, mais funcionários serão contratados. Quando os traba- lhos iniciaram no frigorífico, no dia 16 de janeiro, eram abatidos 7,5 mil frangos por dia, apenas para o mercado estadual, o que gerou 156 empregos diretos. Depois da instalação do SIF, em abril, a produção passou para 16 mil aves por dia. O número de empregos subiu para 266 diretos e mais de 300 indiretos. Para o início dos trabalhos de exportação, o diretor presidente acredita que o número chegará a 650 empregos diretos e 750 indiretos. "Com a realização da exportação investiremos também na ampliação do prédio. Hoje do total de funcionários, 60% são moradores de Morro Grande e o restante de cidades vizinhas. Este crescimento da empresa conta com o empe- nho de cada um da família da Tramonto", diz.
Hoje, por cerca de duas horas, a linha de abates de frango foi parada para comemorar o selo de inspeção que garante o início das exportações. Um almoço festivo foi servido aos funcionários. "Graças aos esforços dos 266 funcionários obtivemos mais esta conquista. Temos que agradecer e reconhecer o emprenho de todos. Eles fazem parte da família Tramonto", diz.
Fonte: http://www.atribunanet.com