O Parque Ecológico Maracajá, uma área de 104 hectares, é um remanescente de mata atlântica que além de estar preservado também é um espaço de lazer para a comunidade. Localizado às margens da BR-101 no Km 403, possui fauna e flora abundante e diversificada, proporcionando ao passeio um pouco de conhecimento sobre a natureza.
Um espaço com churrasqueiras e mesas, parque para crianças e estrutura para passar um dia de descanso, também é oferecido para pessoas que gostam de atividades ao ar livre.
O parque oferece um passeio seguro dentro desse pedaço da mata atlântica em trilhas suspensas. Ao percorrer essas trilhas, os visitantes se deparam com uma vegetação diferenciada e abundante, sendo catalogadas as que estão em maior quantidade. Em alguns momentos é possível apenas ouvir o som da mata, dos seres vivos que ali habitam, principalmente os insetos que não são possíveis de identificar.
Outros animais que podem ser encontrados ao percorrer as trilhas são os macacos-pregos, que dão um show, podem ser vistos ouriços cacheiros, porcos-do-mato-cateto, avestruzes, entre muitos outros.
Ao redor da mata, papagaios e tucanos, por exemplo, circulam entre os visitantes. São animais de rara beleza e muito coloridos que encantam crianças e adultos. Os macacos também convivem muito bem com os visitantes, muitas vezes indo buscar bananas das mãos deles.
Segundo a bióloga Silvânia Maria Custódio, o parque recebe cerca de 400 pessoas por fim-de-semana. Ela explica que os animais apreendidos pela polícia ambiental são levados para o parque. “Os nativos ficam de quarentena para readaptação e depois são soltos, já os que não são nativos ficam em cativeiro”, comenta.
O Parque Ecológico Maracajá foi uma iniciativa do município. Ao perceberem o avanço da agricultura, resolveram salvar este pedaço de terra e a população também se beneficia dessa ação.
Agendamentos de visitas monitoradas para grupos podem ser feitos pelo fone (48) 3523-1111. Adultos pagam R$ 2 e crianças com até 12 anos pagam R$ 1 cada.
fonte: Engeplus