Alunos da 5ª e 6ª séries Escola de Educação Básica Municipal Jerônimo Paulino Neto da localidade de Sanga Grande estiveram em Sombrio, dia 12/07, acompanhados pelas professoras Rosilene Bordignon, Zeni Stradioto, Lilian Öenning e Sheila Serafim Francisco, conhecendo o calçadão de Sombrio, que segundo a Bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal de Sombrio foi construída para contar a história da colonização e desenvolvimento do município.
A arquitetura do Calçadão tem no chão, quadros de cerâmica que narram os fatos e esculturas em ferro que fazem o complemento.
Segundo a professora Liliam Öennig a escola está desenvolvendo dois projetos, a 6ª série está conhecendo a arte bizantina, que tem ligação com o modo de fazer a cerâmica e o outro projeto da disciplina de Artes aborda a confecção de mosaicos.
A visita ao Calçadão de Sombrio impressionou os alunos Caroline Jorje e Ebediel Almeida que comentaram sobre a importância da história ser contada através da arte, como em Sombrio.
Segundo a Bibliotecária de Sombrio Maria Aparecida Battistella, muitos turistas e escolas vêm à Sombrio para conhecerem a obra, que teve como responsável Jone Silva dos Santos da Casa dos Açores de Santa Catarina.
Dados: Jornal da Praia