Correio do Sul
A Secretaria Municipal de Educação dá hoje mais um passo importante na implantação de seu projeto que prevê o atendimento integral da criança, abrangendo também a família. As escolas começam a oferecer a partir de agora, aula de música, iniciando com flauta doce, seguida por violino.
A ideia é completar a educação formal, da sala de aula, com a lúdica, que a arte proporciona. Os efeitos positivos costumam ser visíveis tanto no aprendizado quanto no comportamento dos estudantes. Outro fator determinante para o sucesso escolar é a relação entre pais e filhos. Por isso especialmente as mães, estão sendo chamadas a participar de atividades que as beneficiam diretamente.
As estratégias para atraí-las contam com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e da Saúde, e órgãos como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Todos participaram de uma reunião pedagógica realizada na escola Tancredo de Almeida Neves, do bairro Leão, a pioneira no projeto que deve se estender até aos finais de semana, com a abertura da escola durante um domingo por mês. Neste dia, a comunidade poderá participar de cursos, debates e brincadeiras.
"Queremos cativar as famílias", diz a supervisora educacional Claudete R. da Silva Lima, a Nega. Está dando certo. Basta ver a procura pelo Proerd – Programa de Resistência as Drogas, desenvolvido pela Polícia Militar para alunos, que terá também duas turmas de adultos. "Trabalhamos com uma visão holística da educação, em que se pensa no todo", afirma Paula Reis, técnica pedagógica da Secretaria de Educação.