O Dia Mundial do Livro foi no domingo, 18 de abril, mas os cerca de 200 alunos do Jardim ao 5º ano da Escola Municipal Juvenil da Cunha Colares, da comunidade de Boa Esperança, em Sombrio, fizeram a sua festa durante a tarde desta terça-feira, 20. E para demonstrar o seu apreço ao mundo da Literatura, as crianças embarcaram de corpo e mente nas páginas de Monteiro Lobato durante o evento que chamaram de ‘Café no Sítio’.
No salão comunitário do Bairro, localizado ao lado da escola, Emílias, Viscondes e outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo se divertiam em apresentações com muita cantoria, danças e peças de teatro. “Como as crianças adoram as histórias do Sítio, resolvemos comemorar o Dia Mundial do Livro levando-os a uma viagem nas histórias escritas por Monteiro Lobato”, declarou Adria Generoso Silvano, diretora da escola e, ao lado da gestora pedagógica Andréa Hubert, organizadora do ‘Café no Sítio’.
Antes mesmo da data, as crianças tiveram trabalhos escolares alusivos ao evento, como a montagem de maquetes com os locais e personagens descritos nas histórias. Além das apresentações artísticas organizadas e ensaiadas pelas professoras e executadas pelas crianças, os pequenos assistiram ainda a episódios da série de TV baseada nos contos do autor. “A alegria que vemos aqui é a recompensa pelo trabalho tão bem executado por professores e gestores.
É o momento que temos a certeza de que vale a pena trabalhar na Educação”, disse Christhina Souza de Luca, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Sombrio. No final da tarde, um café com produtos que também lembravam o Sítio encerrou as celebrações em homenagem ao Dia Mundial do Livro.