A responsável pelo programa da merenda escolar Lurdete Velho Ghellere e a nutricionista Eduarda Dal Pont visitaram agricultores inscritos e que já participaram da 2º chamada pública do Projeto de Venda de Gênero Alimentício da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar e habilitação de fornecedores.
Com recursos do Governo Federal e colaboração da Prefeitura Municipal de Timbé do Sul, o projeto traz recursos para a alimentação escolar do município. Além de conferir os produtos, Lurdete também visitou os agricultores para receber as propostas de cada um que ainda não foi à Secretaria Municipal de Educação. “Nós precisamos de propostas porque temos que pensar na merenda para o ano todo”, conta ela.
Produtos como farinha de milho, banana branca orgânica, aipim, verduras e legumes foram analisados. Todos são produzidos e realizados conforme os padrões para a boa qualidade. “Buscamos diversidade de produtos para dar aos estudantes variedade no momento da alimentação”, explica a nutricionista.
O programa beneficia não só os alunos como os agricultores também. Francisco Fernandes Silveira que comercializa farinha de milho é um deles. “Nosso produto é valorizado em Timbé do Sul, sendo vantajoso não só no município como na região também”, destaca ele.
Para que pudesse fazer parte do grupo de fornecedores o agricultor precisava apresentar nota, declaração de aptidão do Pronaf (DAP) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para dar destaque a todos os produtores municipais cada um pode vender para a secretaria até R$ 3 mil de produtos ao ano.