Sábado é o dia D da campanha contra a pólio em Maracajá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Neste sábado, 18, as duas unidades de saúde de Maracajá estarão abertas das 8h às 17h sem fechar ao meio dia para o dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite, paralisia infantil, para crianças menores de 5 anos.

O Departamento Municipal de Saúde espera vacinar as 485 crianças menores de cinco anos moradoras de Maracajá. “É importante os pais levarem seus filhos para receber a vacina, pois estão contribuindo para a erradicação da doença no país”, comenta o diretor de Saúde, Vilmar Leandro, o Alemão.

A vacinação contra a paralisia infantil é administrada via oral, e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. “No dia da vacina as crianças receberão como balões e pirulitos”, informa Alemão. A segunda etapa da vacinação ocorre em agosto. “As enfermeiras estão visitando as escolas de Maracajá está semana para atingir o maior número possível de crianças”, diz o diretor da Saúde.

Paralisia infantil

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.