Pensando em melhorias para o atendimento à população que necessita dos serviços do SUS, a conferência trouxe a atualização dos envolvidos na saúde e área social por meio de palestras sobre o histórico do sistema, propostas, mudanças, controle social e recursos.
Após debater sobre os assuntos apresentados, oficinas foram realizadas para demonstrar a opinião de cada componente envolvido com a área em Timbé do Sul. Para a secretária de assistência social Gessi Walnier Pezente o encontro valeu a pena. “Esta conferência me esclareceu bastante sobre como funciona o Sistema Único de Saúde”. O secretário de saúde de Timbé do Sul Fernando P. Manenti também denominou o encontro como válido. “Foi muito produtivo porque discutimos várias questões em torno do SUS para o nosso município”, conta ele.
A produção de um relatório foi realizado para que quatro membros apresentem as propostas para a saúde em Timbé do Sul na Conferência Estadual que será realizada em setembro em Florianópolis. Através dele o governo estadual saberá quais as necessidades e como pode contribuir com Timbé do Sul e outros municípios que realizarão a conferência também.