Assim como o Futsal, Voleibol ou o próprio Futebol, a prática do Taekwondo está se tornando cada vez mais comum entre crianças e adolescentes de Sombrio. Desde a sua criação, há pouco mais de três anos, o projeto social Sombrio Taekwondo Pró-escola teve o apoio do atual prefeito do município, Professor Jusa, que recentemente foi homenageado durante evento de troca de faixa dos atletas.
O exame para troca de faixa foi realizada neste sábado, no ginásio municipal de esportes Lauro Coelho, no Bairro Januária, onde o projeto é desenvolvido. Cerca de 30 dos mais de 120 praticantes do Taekwondo em Sombrio participavam do evento. “É um número bastante expressivo de alunos, já que estamos num período de férias escolares e nem todos os alunos precisam participar do exame”, diz Fernando Boita, coordenador do evento e também responsável pelo projeto.
Professor Jusa, acompanhado do secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Alan Marcus Claudino, esteve no local para conferir o andamento do Sombrio Taekwondo Pró-escola, que nasceu com objetivos sociais, que desenvolver a prática do esporte com crianças e adolescentes, evitando o risco das drogas. “A conquista das medalhas é importante por que estimula outros a também participarem; mas o melhor resultado para nós é realmente ver toda essa criançada tão integrada ao Taekwondo, dispostas até mesmo a dedicar um tempo de suas férias para estar aqui, no exame de faixas, ou nos treinamentos”, salienta Professor Jusa.
Pelo apoio que vem dedicando ao projeto social ao longo de seu mandato, prefeito e secretário foram homenageados pelo coordenador do projeto. Além de serem convocados para uma foto oficial do evento, foram ‘premiados’ cada um com uma medalha. “Uma forma singela de agradecer aos dois pela grande força que têm nos dado, assim como outros profissionais e empresas que nos apóiam, permitindo que o Sombrio Taekwondo Pró-escola cresça e possa até dar uma expectativa olímpica a alguns dos praticantes”, afirma o treinador Fernando Boita.
O exame de faixa foi supervisionado pelo mestre Charles Matos, de Criciúma, membro da Federação Catarinense de Taekwondo. A avaliação permite que os praticantes possam subir de categoria, utilizada como referência para a participação de competições regionais, estaduais, interestaduais, nacionais e até internacionais, já vivenciadas por atletas do projeto.