‘Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e Valorizar os seus Trabalhadores’. Este é o tema abordado nas Conferências Municipais de Assistência Social deste ano, que estão sendo realizadas em cada um dos municípios brasileiros. Em Sombrio, a 8ª edição foi realizada na manhã desta quinta-feira, 4 de agosto, no Centro de Integração da Terceira Idade (CITI), reunindo autoridades municipais de várias esferas, gestores, profissionais e usuários dos serviços de Assistência Social.
A Conferência teve como anfitriã a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Claudi Claudino da Cunha, e contou com a presença da gestora do setor em Sombrio, a secretária de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária Neliane Freitas da Silva, da secretária de Administração e Finanças, Terezinha D’Ávila Tiscoski, representando o prefeito de Sombrio, e ainda de outras autoridades do poder executivo, lideranças comunitárias, profissionais que atuam junto à Assistência Social e alguns usuários do sistema. “É de encontros como este, feitos nos municípios, nos lugares onde os serviços realmente acontecem, que estão sendo construídas as estruturas para uma Assistência Social mais forte e organizada. Quero crer que daqui sairão ideias que vão auxiliar na consolidação do SUAS e na melhoria dos serviços disponibilizados aos usuários”, declarou a secretária Neliane.
Os trabalhos de debate, esclarecimento do tema, apresentação e análise de ideias e preparação de relatório para a Conferência Estadual contou com o auxílio de Karla Cardoso Borges, assistente social de Criciúma, que palestrou sobre o Sistema Único de Assistência Social e os avanços do setor desde a sua origem legal no Brasil, na década de 30. “Quando foi criado, os serviços de Assistência Social eram encarados como ajuda aos financeiramente desfavorecidos. Com o tempo, e até hoje, foi-se tentando mudar essa mentalidade, já que, como diz a Constituição, ‘a assistência social é dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar’”, informou a palestrante.
A partir dos trabalhos da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sombrio foram escolhidos delegados e elaborado um relatório, que seguem para a próxima etapa do projeto, que será a Conferência Estadual.
Assessoria de Imprensa – PM Sombrio