Joinville do extremo sul. Assim está sendo caracterizado Sombrio, dadas as proporções, fazendo referência ao Festival Municipal de Dança. Na edição 2010, realizada como parte da programação do 12º Arraialfest, as apresentações escolares foram assistidas por milhares de pessoas, público semelhante ao de atrações como Fiuk e Irmão Lázaro. Na noite de hoje, 1º de setembro, expectativa de mais um grande público no ginásio de esportes Rogério Valerim, na 12ª edição do Festival Municipal de Daca Mário de Andrade.
A comparação com o Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do Brasil, se deve principalmente a dois fatores: organização e beleza das apresentações. Em visita a Sombrio, Map Cravo, profissional da Fesporte e uma das coordenadoras do evento nas fases microrregionais e regionais, afirmou que o Festival sombriense é um dos melhores do Estado. “Prova disso é o sucesso que os grupos classificados na fase municipal fazem na etapa estadual, eventualmente ficando com as primeiras colocações, o que eleva o nome de Sombrio e prova a capacidade e seriedade dos competidores”, disse.
O evento desta noite tem início previsto para 19 horas, no ginásio de esportes Rogério Valerim, complexo esportivo Antônio Sant’Helena, bairro Parque das Avenidas. “Serão seis apresentações competindo em busca de uma das três vagas para a fase Microrregional, sendo quatro escolas municipais e duas estaduais; além de outras apresentações especiais”, revela Nilcéia Matos Pereira, uma das organizadoras da fase municipal.
A comissão julgadora convidada pela organização será formada por bailarinos com extenso currículo, especializados em diversos estilos de dança, como tango, street dance, salsa, dança de salão, e participações em festivais, cursos nacionais e internacionais e com coreógrafos do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão.
As escolas municipais Juvenil da Cunha Colares, Professora Nilza Matos Pereira, Professora Alda Santos de Vargas e Professora Nair Alves Bratti, e as estaduais Governador Irineu Bornhausen e Catulo da Paixão Cearense farão as apresentações competitivas, com temas variados, como o circo, desenhos animados, tecnologia, africanidade e história da música.
A fase Microrregional do Festival de Dança Escola Mário de Andrade está prevista para 18 de setembro, sendo realizada também em Sombrio. “Assim como vimos nos anos anteriores, tenho certeza que será um belíssimo espetáculo. Aconselho a todos a não perder a oportunidade de apreciar e incentivar nossos talentosos artistas da dança”, convida o prefeito de Sombrio, Professor Jusa.