Na manhã de quarta-feira todos estavam prontos em Timbé do Sul para honrar a pátria. O desfile foi na Rua Antonio Savi até a praça, no centro da cidade. Marcharam os estudantes da Escola Estadual de Timbé do Sul, tendo a sua história contada. Hoje estudam no local mais de 600 alunos das séries fundamentais às do ensino médio. A Apae esteve presente, trazendo os alunos que mostravam o quão orgulhosos estavam marchando.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte também foi apresentada a todos, sendo comentados quais os profissionais que nela atuam e os trabalhos que são realizados. Assim, os alunos das creches do município homenagearam o Festival de Vôo Livre e a Copa Sul de MotoCross, vestidos a rigor. A Rainha do Vôo Livre 2011 também marcou presença junto da homenagem. Em seguida os estudantes do pré escolar Antonio Biava de Amola Faca e Patotinha de Nova Vicença também desfilaram. O pré escolar Moranguinho e Frei Modesto homenagearam a formatura, sendo todos os alunos vestidos com a beca.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Alcebíades Seara homenageou a localidade de Areia Branca. Além de comentar sobre os trabalhos já desenvolvidos por empreendedores da comunidade, também foi apresentada a importância que a Barragem do Rio do Salto trará aos municípios vizinhos de Timbé do Sul.
Os professores foram homenageados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Modesto, junto do EJA, que também se fez presente na marcha. Os trabalhos do departamento de cultura foram apresentados a todos, sendo cada tema marchados com os participantes a rigor. Estes são: invernada, capoeira e cultura italiana.
Estiveram no evento a rainha e princesas da 1ª Timbé Volarefest que será realizada dos dias 22 a 25 de setembro. Elas acompanhavam o bloco do Peti que homenageava os agricultores do município.
O Grupo da Terceira Idade mostrou toda a sua vitalidade. Estavam no local a rainha e princesas municipais do grupo, além da rainha regional da terceira idade que passará a faixa no dia 24 de setembro a uma das candidatas da Amesc. No local o grupo cantou e mostrou que a idade é um mero detalhe diante da vontade de viver que todos apresentam.
O Cras foi representado pelos alunos de capoeira, que fizeram uma roda, sendo aplaudida por todos. Em seguida estiveram na macha os integrantes do Projeto Tigrinhos. Outro projeto apresentado foi pelos integrantes já formados do Protetor Ambiental. “Eles concluíram os trabalhos, mas sei que eles não são só protetores, e sim multiplicadores, por ensinarem a todos como devem ser realizados o cuidados com a fauna e flora”, declarou o prefeito Eclair Alves Coelho.
Os responsáveis pelo som da marcha foram os integrantes da Banda de Fanfarra de Timbé do Sul. Realizada pela primeira vez no município, o maestro Rodrigo Pacheco preparou os alunos da Escola Estadual desde março para a apresentação no dia 07 de setembro. A fanfarra foi muito bem recebida e deixou a população satisfeita. “È maravilhoso ver como foi bem feito o trabalho. Todos de Timbé do Sul ficaram muito felizes e orgulhosos com o resultado da banda e do desfile”, comentou o prefeito.
Ao som do Hino Nacional, o hastemento da bandeira do Brasil foi realizado pelo prefeito, o do estado de Santa Catarina pela diretora da Escola Estadual de Timbé do Sul Orgete Biava e a do município de Timbé do Sul pelo presidente da câmara de vereadores Rinaldo Ghelere.
Assessoria de Imprensa – PM Timbé do Sul