18º AÇOR toma forma em Sombrio

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ruas do Centro de Sombrio e a Praça da igreja matriz Santo Antônio de Pádua já começam a se transformar para a realização, a partir da próxima sexta-feira, 23 de setembro, do 18º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. Até o domingo, 25, a cidade recebe milhares de visitantes e representantes de 24 municípios do litoral catarinense.

O 18º AÇOR vai reunir o que há de mais autêntico e preservado da cultura de base açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. Serão 58 instituições culturais, 38 grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo. A estrutura que vai abrigar os estandes para exposições variadas começou a ser montada nesta terça, 21, na praça da igreja matriz, que ganhou um painel de grandes proporções com a foto do grupo Açor Sul Catarinense, utilizada como identidade visual em toda divulgação da Festa. 

Cultura itinerante 

O AÇOR é realizado a cada ano em um município diferente do litoral catarinense, sempre organizado pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Prefeitura da cidade sede. “É uma grande honra e um desafio para Sombrio receber um evento de tamanha importância. Mas todo o pessoal envolvido está dando o seu melhor e creio que teremos um AÇOR inesquecível em Sombrio”, afirmou o prefeito Jusa.

A Festa já passou pelas cidades de Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari,Tijucas e São Francisco do Sul; Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí  e Palhoça. “Um dos objetivos do NEA/UFSC é que, em breve, tenhamos no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular com o seu saber fazer”, destacou Joi Cletison, coordenador o Núcleo de Estudos Açorianos e que desde a segunda-feira está em Sombrio para finalizar os preparativos. 

Enraizando a cultura açoriana 

Para melhor receber a festa, as instituições de ensino de Sombrio foram a fundo na cultura açoriana. Durante o evento, dez escolas estarão mostrando em estandes os resultados alcançados em vários estudos sobre o tema, realizados ao longo do ano. Outras, ainda, participam do AÇOR com danças folclóricas, brincadeiras infantis e no Desfile, uma das atrações mais prestigiadas. “Quando confirmamos a realização do AÇOR em Sombrio, convidamos as instituições de ensino a participarem, integrando as disciplinas com temas voltados a cultura açoriana. Tivemos uma pequena prova dos resultados no desfile de Sete de Setembro e agora veremos ainda mais”, citou a secretária municipal de Educação, Christhina Souza de Luca. 

Atrações 

Nos Estandes Culturais, estarão dispostas várias exposições das 58 instituições, além de artesãos produzindo e comercializando suas peças, exposições fotográficas, mostras de vídeo e apresentações artístico-culturais. No salão paroquial vai funcionar a praça de alimentação, com cardápio típico e apresentações folclóricas e musicais.

No sábado, 24, a partir das 10h, a avenida Getúlio Vargas recebe o Desfile Folclórico. No domingo, 25, às 9h, a igreja matriz Santo Antônio de Pádua recebe o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, uma missa tipicamente açoriana, com sete cantorias e 18 bandeiras. “Contamos com toda a população sombriense durante os três dias do 18º AÇOR, para curtir o evento e ainda bem receber os visitantes da nossa querida cidade”, concluiu o prefeito.