Agricultores familiares de Sombrio passaram a contar com um novo reforço para alavancar a venda de seus produtos. Na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, a prefeitura do município repassou à Coopersombrio, em forma de cessão, um caminhão zero quilômetro, que vai proporcionar o transporte de suas mercadorias até outras regiões, resultando um aumento de suas vendas.
A entrega do veículo foi realizada às 11h, em frente ao prédio da Prefeitura de Sombrio, pelo prefeito Professor Jusa à presidente da Coopersombrio, Maria Miguel da Silva, com presença do deputado estadual José Milton Scheffer, secretários municipais, vereadores e representantes da Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Vepasa, empresa que fez a venda do veículo.
Representante da agricultura familiar
A Coopersombrio – Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Sombrio foi fundada em 2006, como meio para fortalecer e diversificar a produção de pequenas propriedades rurais, que traziam no seu cotidiano a monocultura, facilmente prejudicada pelas ondulações do mercado agrícola. A sua criação possibilitou, por exemplo, a compra de seus produtos para destinar à merenda escolar do município. “No mínimo 30% dos produtos consumidos na merenda tem que ser oriundo da agricultura familiar. Em 2010, entre contratos com a prefeitura de Sombrio e Pronaf, foram R$ 254 mil. Esses recursos incentivam o nosso pequeno produtor a continuar na terra, plantando e colhendo o alimento que vai parar no prato das nossas crianças”, declara a presidente da cooperativa, Maria Miguel da Silva.
Atualmente, a Coopersombrio representa 58 famílias agricultoras, que produzem hortaliças variadas, pequenos animais e seus derivados, como frango, ovos, leite, etc.
Sombrio dá exemplo
Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, descreve o apoio dado aos pequenos produtores como “apenas o cumprimento do dever”. Segundo ele, além de incentivar a diversificação da cultura e garantir que essas famílias possam continuar seu trabalho, a aquisição destes produtos traz benefícios também às crianças do município. “Comprando aqui mesmo em Sombrio, temos como garantir a procedência e qualidade desses alimentos, facilitando o trabalho das nutricionistas que elaboram o cardápio da merenda escolar e deixando felizes e saudáveis os alunos da rede municipal de ensino”, diz.
A aplicação responsável dos recursos destinados à merenda escolar resultou, inclusive, em homenagem ao município de Sombrio na Assembléia Legislativa de Santa Catarina no início de agosto, por iniciativa do deputado estadual Dirceu Dresch.
Ampliação de mercados
O veículo cedido pela Prefeitura à Coopersombrio foi adquirido através de emenda parlamentar da ex-senadora e atual ministra Ideli Salvatti, num investimento total de R$ 114.680,00, entre recursos da emenda e contrapartida municipal. “Um caminhão erro quilômetro, a diesel e com carroceria isotérmica, o que possibilitará que os alimentos produzidos em Sombrio possam ser levados a compradores de outras regiões, aumento o mercado de atuação da Coopersombrio. É apenas uma ação e com certeza não vamos parar por aí, outras virão e o incentivo aos pequenos produtores vai continuar”, informa Professor Jusa.
O veículo foi entregue já emplacado e com a identificação visual, possibilitando o seu uso imediato no transporte de produtos.
Assessoria de Imprensa – PM Sombrio