O motivo principal do encontro entre os envolvidos para a realização do plano municipal foi a apresentação do material que será exposto no penúltimo encontro. Com a pré-aprovação, foi decidido que no dia 04 de outubro, às 19 hs, os cidadãos poderão se dirigir a Câmara de Vereadores de Timbé do Sul.
No local os participantes conhecerão quais os mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas, a elaboração do Sistema de Informações do Plano de Saneamento e da versão Preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico. “Todos estão convidados para mais esta etapa. A apresentação fará com que os moradores tirem as dúvidas para o levantamento do relatório final”, explicou o coordenador do grupo de estudos da Samae de Timbé do Sul, Amarildo Scussel Alexandre.
Dados são levantados para esclarecer situação a moradores
A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável contratou a empresa Concremat para realizar as análises necessárias para a elaboração dos relatórios. Com base na Lei 11.445/2007 foi apresentado as diretrizes para o saneamento. Com os dados em mãos, os usuários conheceram a situação atual encontrada na água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial, prognóstico, plano de ação e medidas emergenciais. “A população precisa ter conhecimento para saber como poderão propor novas melhorias”, explicou o engenheiro da Concremat Ricardo Dalfarra.
Timbé do Sul faz parte do Lote número 1 junto de outros 17 municípios. O plano visa o saneamento dos próximos 20 anos do município. A cada quatro anos será feita uma revisão no que foi decidido.