Numa iniciativa da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Passo Fundo, Andréa Goulart Cristiano e as professoras Maria Emilia da Silva Casteller do 3º ano e Cristiane Cesa Homem do 4º ano, acompanhadas de seus respectivos alunos;foram à Estação de Tratamento da EJW no Balneário Arroio do Silva, assistir uma aula prática com a Química Cristina Campos Cordeiro, sobre o tratamento da água do seu município.
Cristina recepcionou a todos na Estação e logo já iniciou à aula explicando que a Estação de Tratamento de Água é a instalação destinada à purificação das águas de abastecimento e consumo da população do Balneário Arroio do Silva.
Como funciona o sistema de tratamento?
– A água é puxada da lagoa, por bombas, para os tanques.
– No primeiro tanque, ela é misturada com sulfato de alumínio, cloro e cal hidratado.
– Estas substâncias fazem com que as impurezas e microorganismos se juntem e se depositem no fundo do tanque, ficando a água bem mais limpa.
– Em seguida, a água passa por um filtro de carvão, areia e pedras que retiram as impurezas que ainda restam.
– Depois, são acrescentados à água cloro e flúor, porque o cloro mata os microorganismos ali existentes e o flúor evita as cáries.
Desta forma, a água tratada é bombeada para o reservatório, situado ali mesmo na estação, e assim pode ser distribuída à população.
Como economizar o precioso líquido?
Além de aprenderem o conteúdo curricular com mais facilidade, os alunos da E.M.E.F. Passo Fundo reforçaram as dicas de como economizar água, como por exemplo :
· No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar.
· Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo.
· Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez.
· Na lavagem de louças: Não lavar louças com a torneira aberta, ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez.
· Lavar carro: Só lave carro uma vez por mês, ensaboar e enxaguar com balde.
· Na limpeza de calçadas: Use vassoura se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
A diretora agradece a autorização da EJW, e a disponibilidade da química Cristina, de colaborar com uma causa tão nobre como é a Educação. “Todas essas dicas foram para reforçar o que já foi estudado na escola, mas com certeza se todos fizermos nossa parte iremos ter um planeta melhor”, afirma Andrea Cristiano.
Assessoria de Imprensa – PM Baln. Arroio do Silva