Mais de 400 dançarinos representaram 14 instituições de ensino de 12 municípios da região Sul de Santa Catarina na etapa final do Festival de Dança Escolar Mário de Andrade, realizado em Araranguá no último domingo, 16 de outubro. Um grupo e uma dupla de Sombrio se destacaram, sendo um dos representantes do extremo sul no pódio da competição.
O Festival é considerado a maior competição de dança escolar de todo o Brasil, envolvendo mais de 19 mil alunos com idade entre oito e 15 anos no Estado inteiro. Sombrio, cidade que já demonstrou sua paixão pela dança ao sediar as etapas Municipal e Microrregional, teve sua dedicação premiada durante a etapa Regional Sul.
O Grupo Art e Dance, composto por 16 alunos da escola municipal Professora Alda Santos de Vargas, do bairro Januária, já havia vencido a etapa Municipal e ficado com o 2º lugar na Microrregional, o que lhe deu a chance de participar da fase final do Festival de Dança Escolar. Em meio a outras 13 equipes, a coreógrafa estreante Vanessa Silveira da Rosa conseguiu encantar o público e ficar com a 3ª colocação. “Embora fôssemos dedicação total desde o início do ano, com a escolha do tema, da música, criação das fantasias e adereços, não esperávamos conseguir esse expressivo resultado. Estávamos todos psicologicamente preparados para o que viesse, desde a fase Municipal”, confessa Vanessa, que em 2010 assumiu o grupo e em 2011 apresentou sua primeira coreografia.
Além de Vanessa, as 16 meninas com idade entre 12 e 14 anos contaram com grane colaboração de Teresinha Trajano, diretora da escola, e Sandra Vieira, orientadora pedagógica, além do apoio estrutural da Prefeitura de Sombrio, que é dado comas instituições participantes como forma de incentivar a prática da atividade cultural.
Segundo Vanessa, nenhuma das integrantes estuda dança, tendo suas experiências apenas da participação nas oficinas oferecidas pelas instituições municipais de ensino. “Mais do que competição, participar do Festival de Dança foi diversão, onde brincamos com o tema Magia do Circo e tentamos emocionar as pessoas que nos viam”, conta a coreógrafa.
A escola Pedro Simon, de Ermo, campeã da etapa Microrregional, ficou com o 2º lugar. A escola Fridolino Hülse, de São Martinho, foi a grande campeã da noite. Sombrio conseguiu o bronze ainda na categoria Dança de Salão, com o casal Diego Daniel e Ingrid Oliveira, da escola Irineu Bornhausen. Na mesma categoria, Nathália Búrigo, outra representante de Sombrio, foi escolhida como melhor dançarina do Festival de Dança Escolar Mário de Andrade, etapa Regional Sul.
Assessoria de Imprensa – PM Sombrio