Programa de Inclusão Digital Beija-Flor de Timbé do Sul atende mais de 60 pessoas semanalmente

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Instalado na Associação de Moradores da comunidade de Molha Coco Baixo, dez computadores foram conseguidos através do Banco do Brasil e Secretaria do Estado de Agricultura e Pesca. Desde 2004, o Programa de Inclusão Digital Beija-flor já beneficiou mais de 152 unidades de inclusão digital.  

O Programa já está fazendo nome na comunidade. São 61 pessoas, divididas em três turmas, das comunidades de Molha Coco, Areia Branca, Rio do Salto e Amola Faca. A responsável por auxiliar os alunos é Kélen Da Silva. “Vejo que todos são muito dedicados e já existe uma grande evolução no aprendizado deles”, comentou ela. 

Uma das turmas é composta pelo 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Alcebíades Seara, da localidade de Amola Faca. Os estudantes fazem aulas duas vezes por semana, aprendendo noções básicas do Linux, ferramentas, internet, dentre outros tópicos. Jonas Da Rosa De Souza, de 11 anos, é um dos alunos que teve acesso a um computador pela primeira vez no Programa Beija-flor. “Nas aulas foi a primeira vez que tive contato com computador. Agora já sei bastante coisa como navegar na internet, digitar e adoro ver as imagens”, falou. 

Hoje não só os filhos, como os próprios agricultores estão freqüentando o local. O telecentro disponibiliza os computadores para quem precisar fazer o uso para pesquisas, trabalhos escolares e até mesmo para conhecer sobre como funciona a máquina. “Este programa os faz conhecerem uma nova área. Eles se capacitam como as pessoas da cidade e estarão prontos para conquistar o espaço no mercado. Por isso nos sentimos responsáveis a dar toda a orientação necessária para que este feito seja realizado com o sucesso esperado”, disse o prefeito Eclair Alves Coelho.  

Segundo o secretário de agricultura de Timbé do Sul, Adelirio Marchesini, esta é a chance de muitas crianças e jovens, filhos de agricultores, aprenderem algo novo. “Isto os atrai, fazendo com que saiam das ruas e adquiram um interesse contínuo por este novo conhecimento que a cada dia chama mais a atenção deles”, relatou. 

Os estudantes do Programa de Inclusão Digital estão aprovando o novo aprendizado. Enquanto isso, o espaço está preparado para receber e ensinar cada vez mais os interessados. “Hoje podemos dizer que este é um privilégio não só da cidade, mas do campo também”, destacou o prefeito.

Assessoria de Imprensa – Timbém do Sul