Encerrou neste sábado, 22 de outubro, em Sombrio a campanha municipal Contra o Câncer do Colo do Útero e de Mamas, que teve seu foco durante toda a última semana, convidando as mulheres a fazerem os exames preventivos em todas as unidades de Saúde do município. Neste ano, os números de 2010 foram superados em mais de 20%.
Uma semana foi o tempo em estipulado pela secretaria de Saúde para a campanha municipal contra o Câncer do Colo do Útero e de Mamas. Mas a administração do prefeito Jusa mantém disponíveis o ano inteiro os exames preventivos e todo o programa Saúde da Mulher.
A campanha teve sua abertura oficial ainda no dia 11 de outubro, terça-feira, quando uma caminhada pela principal avenida de Sombrio com participação de profissionais de Saúde, as secretárias municipais de Saúde, Gislane Dias da Cunha, e de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Neliane Freitas da Silva, chamou a atenção das mulheres para a prevenção contra os dois males. A partir do dia 17, todos postos de saúde concentraram suas ações na realização dos exames Papanicolau e de Toque das Mamas.
O encerramento da campanha municipal deu-se no sábado, quando as unidades de Saúde Central, dos bairros São Luiz, São José, Januária e dos distritos de Guarita e Boa Esperança permaneceram abertos das 9 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. “No sábado principalmente, ficamos bastante felizes com o movimento em todas as unidades, ocasionado principalmente pela adesão dos meios de comunicação, que incentivaram uma maior participação das mulheres”, afirma Rosangela Barbosa, enfermeira que coordenou os trabalhos.
Os números de 2011 apontam um aumento de 22,8% em relação ao ano passado. Enquanto em 2010 foram colhidas 700 amostras para realização dos exames preventivos, este ano foram 860. “Lembrando ainda que estes exames continuam a ser feitos nas rotinas das unidades de Saúde durante todo o ano. A campanha tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção, mas o trabalho na secretaria de Saúde é constante”, informa a secretária municipal de Saúde de Sombrio, Gislane Dias da Cunha.
Mulheres das mais variadas idades participaram da campanha, realizando os exames preventivos. Mais de 100 profissionais, entre agentes comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiras, médicos e de outras áreas, estiveram envolvidos na sua realização. Prefeito Jusa, que visitou algumas unidades de Saúde durante o sábado, comentou os números. “Esse aumento em relação a 2010 nos deixa muito felizes e mostra que estamos no caminho certo. A prevenção é ainda a melhor maneira de garantir a saúde da nossa população. Espero que, cada vez mais, as mulheres estejam cientes que precisam realizar os exames regularmente, assim como os homens também devem fazer”, alerta prefeito Jusa.
Elizane da Silva, aos 30 anos, realiza o exame preventivo pela terceira vez. “Fiquei sabendo da campanha através dos jornais e me senti incentivada a fazer. Acho que, embora saibam dos riscos, as mulheres vão sempre adiando a visita ao médico. Uma atitude que deveríamos mudar”, diz.
Aos 47, Marizete Pereira Lopes é exemplo a ser seguido. Faz os exames preventivos regularmente e aconselha outras mulheres a fazerem o mesmo. “Faço os exames todos os anos em consultórios. Ouvindo sobre a campanha, resolvi participar e então vim até o posto”, conta.
A coordenação destaca ainda a realização dos exames de Mamografia, que agora estão sendo realizado no município. “Ao passar pelo exame de Toque de Mamas, quando houver a necessidade da Mamografia, damos uma requisição e a paciente faz aqui mesmo em Sombrio, sem a necessidade de sair da cidade”, conclui Rosangela.
Assessoria de Imprensa – PM Sombrio