Produção de leite – alternativa viável e rentável para os agricultores de São João do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Agricultores de São João do Sul encontraram uma alternativa viável e rentável onde podem continuar vivendo em suas terras e fazendo os seus trabalhos diários, garantindo uma lucratividade muito boa.
Na comunidade de Vila São José o agricultor José dos Santos Silveira que antes era produtor de fumo, há um ano resolveu investir na produção de leite, começou sua produção com apenas 03 vacas de leite. Senhor José dos Santos salientou que foi obrigado a parar com a produção de fumo, primeiro por que os agrotóxicos estavam lhe prejudicando e segundo por que o preço do fumo nos últimos anos só serviu para endividar os agricultores.

Segundo seu José dos Santos o projeto micro-bacias foi um dos incentivadores para que mudasse os rumos da sua produção, que hoje é basicamente leite.

Hoje seu José possui cerca de 26 vacas leiteiras mas apenas 11 estão em fase de lactação, as outras estão em fase de prenhês, sendo que destas 11 vacas seu José tira aproximadamente 120 litros de leite dia e entrega todo o seu produto para o laticínios Fortuna de Rio Fortuna/SC.  Para o mês de julho deste ano seu José pretende estar produzindo aproximadamente 300 litros/dia, pois o restante de seus animais estarão em fase de lactação. 

“Parceria com a Secretaria de Agricultura facilitou muito a minha decisão de mudar, pois a Secretaria fornece o nitrogênio, os equipamentos e o inseminador, além de realizar vários cursos específicos na área de gado leiteiro” afirma José dos Santos. 

Sr. José dos Santos alimenta seus animais com ração e com o sistema de piqueteamento, onde tem cerca de 60 piquetes para cerca de 30 animais, sendo que os piquetes são de 80m² e os animais ficam de dia num piquete e a noite em outro, o que diminui a proliferação de insetos como mosca e carrapato e outros insetos que venham prejudicar a produção de leite.   

Hoje o municipio de São João do Sul tem aproximadamente 30 produtores de leite que produzem cerca de 80 a 100 litros/dias cada um, o que chega a aproximadamente a 2.500 litros/dia e cerca de 75 mil litros mês, garantindo uma boa renda para os agricultores.

Secretário de Agricultura César Cechella Farias salienta que a parceria com os produtores de leite tem funcionado muito bem, e que além do fornecimento do nitrogênio e do inseminador a secretaria de agricultura também disponibiliza o veterinário, profissional essencial para manter o rebanho dos produtores de leite em conformidade com o que é solicitado pelos agricultores e pelos laticínios, aos quais são entregues a produção  de leite do município de São João do Sul.
   

Assessoria de Imprensa – PM São João do Sul