Cultura popular é transmitida nas escolas de Maracajá por membros da comunidade

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

As diversas expressões teóricas definem o patrimônio cultural imaterial aquele conhecimento que é transmitido de geração em geração, como as danças, as músicas, festividades, folclore, literatura, artesanato, as artes e outras manifestações artísticas culturais produzidas pelo povo. Com base nessas reflexões, o professor Lúcio Vânio Moraes que leciona as disciplinas de Educação Patrimonial-Ambiental e Ensino Religioso nas escolas da rede pública no município de Maracajá, organizou a vinda nas três escolas, de pessoas que são ativas na cultura da comunidade a fim de reforçar os conteúdos teóricos ensinados em sala de aula. “Com os estudantes do 6º ano, 7ª e 8ª séries das escolas conseguimos detectar algumas pessoas do município que preservam a cultura popular por meio das músicas, danças e outras expressões. Assim, fizemos convite para que o Claudenor Otávio Farias, o Nonô e o Anilto Antônio Inácio viessem na escola a fim de contar histórias, cantar e tocar músicas que fazem parte da memória, identidade de Maracajá e regiões vizinhas”, destaca Lúcio Vânio. Eles cantaram músicas da Bandeira do Divino Espírito Santo, Terno de Reis, Boi-de-Mamão e outras melodias que reforçou os nossos conteúdos nas disciplinas.

Antes de cantar e tocar as músicas com o violão, os dois narravam o contexto histórico das músicas e a origem da cultura popular em Maracajá. “O meu pai, o Otávio Júlio e os seus filhos, foram um dos pioneiros em divulgar e manter a nossa cultura. Hoje temos o nosso grupo ‘Raízes Cultural’, que ainda mantemos a tradição da música raiz e do folclore”, ressalta Claudenor. Já Anilto elogiou a iniciativa do professor em divulgar aos estudantes a música de raiz, para que os valores culturais do município não fiquem no esquecimento. “Na música tudo é história; a letra é a descrição do passado que precisa ser preservado e, o professor Lúcio Vânio fez bem em convidar pessoas da comunidade para cantar para a atual geração. Precisamos ensinar a eles esses valores para não se perder”, afirma Anilton.

Segundo o diretor de Educação, Cultura e Esportes, Denner Lucas Casagrande, o ensino na rede pública de Maracajá está a cada dia sendo construído com qualidade pelos nossos professores e por toda a equipe profissional das escolas. “É um conjunto de fatores desenvolvidos dentro e fora dos muros da escola que se somam positivamente para o crescimento intelectual e cultural dos nossos alunos. Este trabalho do professor Lúcio Vânio é exemplo, pois, os conteúdos são ministrados em sala de aula, relacionados com a prática e possibilitando aos alunos conhecimentos histórico e os valores da cultura popular do município e região”, completa Denner.