Móveis, relíquias, roupas, louças, máquinas e um lugar cheio de curiosidades. Para os que não viveram aquele tempo, tudo é novidade. E para os mais adultos, é motivo para resgatar a história. O Museu Rural Municipal, localizado na comunidade de Vista Alegre, possui 265 peças em exposição.
A propriedade, doada pela Família Acordi, tornou-se uma casa totalmente equipada, com cada móvel no seu lugar. No quarto, a cama e o guarda-roupa em madeira, o colchão de palha e a colcha produzida naquela época pelas próprias donas-de-casa. Muitas, costuradas a mão e feitas de retalho.
Na cozinha, o armário para guardar comidas, o pilão para fazer a farinha, os pratos de porcelanas e os cachões que guardavam a lenha e a farinha. No pátio, o primeiro gerador de energia elétrica instalado no município, e ainda as árvores centenárias que chamam a atenção. O Museu Rural é realmente um lugar para resgatar o passado. Nos fundos da casa, a serraria que a família trabalhava.
De acordo com a diretora de Espore e Turismo, Edna dos Reis Simão, o Museu fica aberto para visitas das 13 às 17 horas. Durante o período da manhã e nos finais de semana, é preciso agendar o horário na Prefeitura pelo fone, 3546.0081. “O Museu era um projeto que tínhamos desde 2008, e neste ano conseguimos com o apoio da família Acordi, instalar o local. Eles doaram a propriedade ao município, e o nosso trabalho foi buscar as peças que foram doadas por várias famílias, tudo catalogado e registrado, e hoje, temos um local para contar um pouco sobre a história de Ermo”, destaca Edna.
O Museu Rural Municipal foi inaugurado em março deste ano. E para as famílias que desejam doar alguma peça para o acervo, podem procurar o Departamento de Esporte e Turismo.
Assessoria de Imprensa – PM Ermo