Pluviômetros serão instalados em Timbé do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Timbé do Sul

Equipamento tem como objetivo medir a precipitação da chuva para possíveis cheias da Bacia do Rio Araranguá.

 

O Município de Timbé do Sul está trabalhando a todo o vapor, identificando locais por GPS, visitando propriedades e realizando levantamento fotográfico, para tornar possível um projeto que contribuirá, não só para o município, mas para toda a região da AMESC.

 

Através do programa Pluviômetros nas Comunidades e Pluviômetros Automáticos, está prevista a distribuição de pluviômetros  (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local. O projeto é uma parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI),  Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI) e Defesa Civil Municipal.

 

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos, que serão instalados pelo CEMADEN, enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.

 

Um mapeamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em agosto de 2012, detectou 44 áreas de risco somente em Timbé do Sul. “O município também apresenta nove cabeceiras que compõem a Bacia do Rio Araranguá. Esta é uma das razões da preocupação para a realização deste monitoramento”, comentou o Secretário de Administração, Helder Pessetti.

 

Os equipamentos automáticos e semi-automáticos serão distribuídos em pontos estratégicos, principalmente em áreas com maior risco de deslizamento, "os costões" e cabeceiras dos principais rios. “Com a precisão destes números, o CEMADEN e CENAD podem alertar os municípios sujeitos a inundação ou alagamento e assim, minimizar os riscos”, explicou a Coordenadora da Defesa Civil de Timbé do Sul, Josélia Scot Pezente.

 

A previsão de instalação do equipamento é para dezembro de 2013. “Estamos otimistas com a vinda destes pluviômetros. Somos um município que decretou estado de emergência várias vezes nos últimos anos. Queremos manter a população em segurança, sem imprevistos e estes equipamentos contribuirão para que haja melhor acompanhamento”, destacou o Prefeito de Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho.

 

Giorgia Daniel – Jornalista – Reg. SC 3523 JP

Prefeitura Municipal de Timbé do Sul – (48) 3536-1133

Mais informações acesse: www.timbedosul.sc.gov.br