Ato de assinatura dos convênios ocorreu na tarde de sexta-feira, 13, na Prefeitura Municipal
Em cerimônia realizada no hall da prefeitura de Balneário Arroio do Silva, com a presença do diretor presidente da Cohab/SC, Ronério Heiderscheidt, prefeito Evandro Scaini, vice, Fernando Borges, secretária do Desenvolvimento Social, Marli Alves Mastrascussa, secretários e diretores municipais, vereadores Enedir da Silva e Maristane Silveira Barbosa, as famílias contempladas; foram assinados os contratos para construção de 23 moradias no prazo de um ano. O custo da unidade a ser construída é de aproximadamente R$ 30 mil, com recursos proveniente da parceria entre Ministério das Cidades, Cohab/SC, Governo do Estado e Prefeituras Municipais, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida 2. Cada habitação – de 42,71 metros quadrados – terá dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugados e área de serviço externa.
Tudo começou com o Plano de Habitação
O prefeito Evandro Scaini, em seu pronunciamento, lembrou que em 2009 iniciavam as discussões do Plano Municipal de Interesse Social. “As pessoas pensavam que as casas seriam logo construídas, na verdade, foi feito o cadastramento junto ao Ministério das Cidades e hoje, quase 4 anos depois, o município colhe os primeiros frutos. Temos outro projeto para conseguir 30 casas e quem sabe em 2014 tenhamos mais esta conquista. Quero parabenizar a secretaria de desenvolvimento social, setor de planejamento, secretaria de obras, que se envolveram neste projeto. Continuaremos batendo na porta da Cohab para trazer mais moradias para o Arroio”, concluiu. Presidente fala do valor social da moradia
O presidente da COHAB/SC, Honério Heiderscheidt, destacou a importância do evento. “Hoje é o momento extremamente importante, porque estamos assinando contratos no valor de R$ 590 mil reais para construção de 23 moradias, e vocês não precisarão pagar nenhum carnê no final do mês, porque a casa será construída sem nenhum custo. Sempre que tiver que fazer alguma alteração na casa, procure a Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura”, finalizou. Em seguida iniciou a assinatura dos contratos pelos 23 moradores contemplados.
Família Feliz
Cleusa Maria Felisberto Vogue é casada e tem 3 filhos. Com voz embargada, disse que a casa própria significa muito para ela e seu esposo que é pedreiro. “A gente sempre morou na casa do meu pai, mas o sonho da casa própria era tudo o que nossa família queria realizar e graças a Deus este dia está chegando”, conclui.
Projeto nasceu em 2011
De acordo com a Diretora de Desenvolvimento Social, Avanei Bitencourt Vieira, esclarece que esse projeto iniciou em abril de 2011 quando foram cadastradas 39 (trinta e nove) famílias dentro do prazo hábil, aprovadas pelo CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, devidamente cadastradas no CAD'ÚNICO e destas somente 23 estavam dentro dos critérios exigidos (residir no município, possuir terreno com escritura, renda de 0 a 3 salários mínimos, não ter sido anteriormente beneficiados com habitação popular, etc), e na sexta-feira, 13, assinaram os contratos para a construção das casas. Nosso trabalho é técnico, ético e voltado à população usuária da política de Assistência Social. Licitações, compra de materiais, contratação da empresa compete a Cohab/SC”, afirma.
—
Jorge Pimentel
Assessor de Comunicação
Celular: 48-91236800