Conhecido como Faryth, Osvaldo passou por diversas dificuldades e hoje se diz um homem realizado.
Timbé do Sul
Você já teve aqueles dias em que bateu uma tristeza sem razão alguma? Para muitos, esta é a oportunidade de se afundar em magoas e culpar a vida pelo que nunca buscou ou aconteceu. Mas este tipo de sentimento não é presente na vida de Osvaldo Botelho.
Morador de Timbé do Sul desde criança, Osvaldo sempre foi uma pessoa ativa e alegre. Aos 28 anos, um atropelamento fez com que ele tivesse a perna esquerda amputada. Na época, a namorada esteve presente dando o apoio, mas ao se recuperar, ela seguiu o próprio rumo. “Após o acidente, ninguém nunca me falou que eu não podia fazer as coisas que eu queria”, comentou ele.
Mesmo sem uma perna, Faryth nunca apresentou dificuldades nas ações. Ele ajudou a construir a casa em que reside e trabalha e já explorou o turismo de Timbé do Sul. “Faço tudo o que uma pessoa com duas pernas faz. Só levo mais tempo para concluir. É um desafio que me satisfaz”, frisou.
Pensando em qual atividade poderia desempenhar, Faryth já foi cobrador de contas, vendedor de lotes, candidato a vereador e agora, o artesão. Trabalhos minuciosos na madeira mostram a forma e o cuidado que, com paciência, podem surgir peças incríveis. “É preciso de muita calma para produzir detalhes. É pirografado tudo. Um exemplo é o porta-jóias. Com o trabalho minucioso, ele fica perfeito”, explicou.
São produções como cachepot, porta chave, porta toalha, janela espelhada, dentre outros. Sentado, ele realiza o trabalho com paciência e cautela. “Já fiz presentes para o dia das mães, dos pais, natal e do índio. Eu sou aposentado. Faço isso porque gosto. Eu poderia ficar parado, mas a gente quer evoluir, além da atividade complementar a minha renda”, salientou.
Ele é um grande conhecido da comunidade. Osvaldo produz peças para decorações e recebe encomendas a todo o momento. “O admiramos muito pelo trabalho desenvolvido, atitudes e pela alegria de viver. É um exemplo de superação”, relatou o Secretário de Turismo de Timbé do Sul, Gislael Floriano.
Hoje, com 44 anos, solteiro e morando sozinho, ele agradece a Deus pelos acontecimentos da vida. “Nunca cobrei de Deus a minha situação. Sou evangélico e converso muito com ele. Ninguém nunca me falou que eu não podia fazer alguma coisa. Não tenho limites para a minha produção. Sou muito feliz com a minha posição”, destacou ele.
Para os interessados em conhecer o trabalho de Faryth ou encomendar peças desenvolvidas, podem entrar em contato pelo telefone (48) 9162-3674.
Legenda: Osvaldo mostra os trabalhos produzidos com orgulho.
Giorgia Daniel – Jornalista – Reg. SC 3523 JP
Prefeitura Municipal de Timbé do Sul – (48) 3536-1133
Mais informações acesse: www.timbedosul.sc.gov.br