Balneário comemora o dia 20 de setembro com feriado municipal

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Arroio do Silva

Município conta com cerca de 80% da população oriunda do RS

Desde que foi promulgada a lei municipal 560 de 09/05/2008, que instituiu a data de 20 de setembro como feriado municipal, projeto de autoria do então vereador Rogério Ferreira da Costa, o Balneário Arroio do Silva é considerado o município que mais cultua as tradições gaúchas. As comemorações da Semana Farroupilha, com a busca da Chama Crioula em Torres, RS, motivaram os vereadores à época, a aprovarem o projeto que se consolidou. No município há piquetes tradicionalistas, como o Toca do Gambá, Rancho do Tavares e o Regimento Tradicionalista Barriga Verde, além de grupos de danças Xirús do Litoral, Galera Fandangueira e o tradicionalismo também vira tema em sala de aula.

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, data que lembra o início da Revolução Farroupilha, no ano de 1835, será feriado nas repartições públicas, escolas e em alguns comércios do Arroio do Silva. A programação no Acampamento Farroupilha, localizado às margens da Avenida Barriga Verde, no acesso à cidade, terá mateada pela manhã, almoço comunitário e às 14h o encerramento com o descerramento das bandeiras.

Dia do Gaúcho

O  dia 20 de Setembro é a data máxima para os gaúchos. Neste dia celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul. 

As Causas

O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda.

Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império.

A cultura

A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.

Foto: Acampamento Farroupilha está localizado as margens da Avenida Barriga Verde